uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu Armando Fernandes, gastrónomo reconhecido e personalidade controversa
Armando Fernandes faleceu a 8 de Março, aos 77 anos

Morreu Armando Fernandes, gastrónomo reconhecido e personalidade controversa

Armando Fernandes faleceu no dia 8 de Março no Hospital de Abrantes, cidade onde residia há muitos anos. Foi deputado, autarca em Abrantes, cronista e homem ligado à cultura e à gastronomia.

Armando Fernandes morreu na quarta-feira, 8 de Março, no Hospital de Abrantes, onde se encontrava internado. Tinha 77 anos. Conhecido como gastrónomo e pela presença assídua, durante muitos anos, como cronista na comunicação social regional, foi um dos fundadores do já extinto PRD (Partido Renovador Democrático), pelo qual foi eleito deputado à Assembleia da República na década de 80. Posteriormente, filiou-se no PSD tendo sido eleito na Assembleia Municipal de Abrantes. Figura controversa, foi inspector de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, consultor cultural e um entusiasta do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, com o qual sempre colaborou e onde era presença assídua.
Natural de Trás-os-Montes e residente há muitos anos em Abrantes, Armando Fernandes estava actualmente a trabalhar na Carta Gastronómica do concelho de Santarém e na revisão da Carta Gastronómica do concelho de Mação. O vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, publicou uma mensagem de pesar nas redes sociais onde destaca a sua colaboração com o município. “Partiu o Doutor Armando Fernandes. Um dos grandes sábios dos saberes e sabores da nossa Gastronomia. Um gastrónomo de enorme referência, premiado a nível internacional. Há semanas entregou-me em mão a sua última obra, a Carta Gastronómica de Santarém. Ficou combinado lançarmos a obra no final de Maio, no Dia Nacional da Gastronomia. Vamos fazê-lo em memória à sua paixão pelas artes culinárias. Um homem culto. Partiu um amigo. Um abraço fraterno para toda a família!”.

Morreu Armando Fernandes, gastrónomo reconhecido e personalidade controversa

Mais Notícias

    A carregar...