Protecção Civil testou meios em Torres Novas
Exercício de protecção civil permitiu colocar em prática os procedimentos e meios necessários no caso de se registar uma ocorrência real no centro histórico de Torres Novas.
O centro histórico de Torres Novas foi o cenário escolhido para um simulacro de grandes dimensões que decorreu na quarta-feira, 8 de Março, como forma de assinalar o mês da Protecção Civil e, em simultâneo, testar os meios de emergência e de segurança locais. O exercício começou após o alerta de sismo de categoria VIII-IX na escala de Mercalli, seguindo-se um conjunto de ocorrências, como o desmoronamento de edifícios e muralha com exercícios de busca e resgate, incêndio urbano e rotura de conduta com contaminação de água para consumo humano, que permitiram testar meios e envolvimento institucional e operacional de várias entidades.
Durante o exercício foi posto à prova e avaliado o Centro de Coordenação Operacional Municipal, a segurança dos edifícios e estradas, a resposta de todos os agentes envolvidos e dos meios de socorro. Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, realçou a importância do simulacro para “avaliar todos os cenários” e reforçar a preparação em caso de ocorrência real. “Todos estão parabéns, pois de uma forma organizada, com um diálogo permanente entre todas as entidades envolvidas, foi possível concluir com sucesso este simulacro e despertar a população para este tipo de situações, que merecem a nossa maior atenção”, afirmou.
A iniciativa envolveu a participação de cerca de 200 pessoas do Serviço Municipal de Protecção Civil e outros serviços da autarquia, PSP, GNR, Unidade de Saúde Pública, Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Novas, Escuteiros, Juntas de Freguesia e Unidades Locais de Protecção Civil, Águas do Ribatejo, Escola Profissional de Torres Novas, Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, Torres Novas FM, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil Bolsa de Voluntários para Situações de Emergência, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos e corpos de Bombeiros de Abrantes, Alcanena, Caxarias, Chamusca, Constância, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Minde, Ourém, Tomar, São Martinho do Porto e Vila Nova da Barquinha.