Roda do Mouchão em Tomar vai sofrer intervenção profunda
Município de Tomar considera que a manutenção da Roda do Mouchão não tem sido realizada de forma adequada. Estrutura foi retirada e deverá ser novamente colocada até ao Domingo de Páscoa.
A Câmara Municipal de Tomar vai realizar uma intervenção profunda na Roda do Mouchão, uma das principais atracções turísticas da cidade, situada no Jardim do Mouchão. A estrutura vai ser retirada para ser reparada e impedir que se continue a degradar com o passar do tempo. A informação foi partilhada pelo vice-presidente da autarquia, Hugo Cristóvão, na reunião camarária que se realizou na segunda-feira, 6 de Março.
“É um dos nossos elementos icónicos da cidade e do concelho e vai ser retirado para uma intervenção profunda como há muitos anos já não tem”, disse, acrescentando que a manutenção, que tem sido realizada pelos serviços, não tem sido suficiente uma vez que a estrutura está constantemente sujeita a factores externos que a degradam. “A intervenção estava planeada para que não ocorresse durante os Dias de Thomar, nomeadamente o Dia da Cidade. Esperamos que não haja nenhum contratempo. Vai estar nos nossos estaleiros municipais e espera-se que já esteja colocada a tempo do Domingo de Páscoa”, referiu Hugo Cristóvão.
A Roda do Mouchão foi construída em 1906 para regar os campos que envolviam o Rio Nabão e para transportar água para quem precisasse dela para realizar os seus ofícios. É feita em madeira de carvalho, oliveira e nogueira. A actual estrutura foi construída em 2011 em substituição da antiga. A roda situa-se no Jardim do Mouchão, uma pequena ilha artificial no meio do rio Nabão, onde se pode praticar actividades desportivas e de lazer.