uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
CHMT recebe prémio nacional pelo trabalho na área da Saúde Mental
Projecto de saúde mental do CHMT foi reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Foto CHMT

CHMT recebe prémio nacional pelo trabalho na área da Saúde Mental

Presidente do Centro Hospitalar do Médio Tejo defende que o SNS tem de conseguir antecipar as respostas a médio e longo prazo, apostando na prevenção e actuação na área da Saúde Mental.

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu o primeiro prémio da “Bolsa Psiquiatria: Intervenção Comunitária em Saúde Mental”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), em parceria com a Altermédica. O projecto integrado de proximidade em saúde mental, que foi implementado em Maio de 2021, em pleno contexto pandémico adverso, destacou-se entre mais de duas dezenas de projectos candidatos à bolsa.
O júri da SPPSM apreciou cada uma das candidaturas de forma anónima, sem quaisquer elementos de identificação dos projectos e o Serviço de Psiquiatria recebeu o primeiro prémio da bolsa, no valor de 2.500 euros. O prémio foi entregue no âmbito do IV Encontro Nacional das Secções da SPPSM, que se realizou a 11 de Março em Lisboa.
O trabalho que está a ser desenvolvido há cerca de dois anos pela Equipa Comunitária de Saúde Mental da População Adulta (ECSM-PA) destaca-se pela multidisciplinariedade da equipa e pela prestação e promoção de cuidados individualizados e de proximidade na área da Saúde Mental. A equipa é constituída por dois médicos, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional e uma assistente técnica, contando ainda com outros técnicos em formação. “O trabalho é articulado em rede e sempre em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, as autarquias locais, com especial relevância para a Câmara Municipal de Ourém entre outras instituições e forças vivas da comunidade, para a promoção da saúde mental junto de uma área de abrangência de população de mais de 40 mil habitantes”, refere a instituição em comunicado. A promoção da saúde mental e da literacia, com o combate ao estigma e ao carácter inclusivo que é necessário incutir na sociedade, são outros pilares da actuação desta equipa do CHMT, sublinha a nota.
Luísa Delgado, directora do Serviço de Psiquiatria do CHMT, agradece o incentivo e confiança depositada neste projecto de proximidade em Saúde Mental. O presidente do conselho de administração do CHMT, Casimiro Ramos, considera que “o SNS tem um grande desafio em mãos no âmbito da saúde mental: suprir as necessidades dos doentes, mas ser também capaz de antecipar as respostas do médio e longo prazo, apostando na prevenção e na deteção e actuações o mais precoces possível”, defendeu.

CHMT recebe prémio nacional pelo trabalho na área da Saúde Mental

Mais Notícias

    A carregar...