uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Desenhos de Nuno Ferreira já chegaram ao Museu de CR7 na Madeira
Nuno Ferreira, ex-militar do Entroncamento, faz desenhos a grafite e sonha viver só da sua arte

Desenhos de Nuno Ferreira já chegaram ao Museu de CR7 na Madeira

Nuno Ferreira sempre teve jeito para desenhar, mas não tinha o hábito de partilhar essa arte.

Há cerca de três anos criou a Retr’art e nas redes sociais as encomendas vão aumentando. O facto de ter desenhado apresentadores de televisão e ter entregado o desenho em directo num programa de TV deu-lhe maior visibilidade. Nuno Ferreira, que nasceu em Vila Franca de Xira e vive no Entroncamento, confessa que o seu grande sonho é viver da sua arte.

Nuno Ferreira e Beatriz Ferreira estavam de lua-de-mel na ilha da Madeira quando decidiram visitar o Museu de Cristiano Ronaldo. Em conversa com o responsável do museu Nuno Ferreira confessou que tinha em casa um desenho a grafite (lápis de carvão) de CR7 com a camisola da Juventus, clube por onde passou o astro português. O responsável perguntou se queria o seu desenho exposto no museu: “Nem pensei duas vezes. Assim que chegámos a casa enviei o desenho pelo correio e está em exposição no museu desde o ano passado. É um grande orgulho”, confessa a O MIRANTE.
Nuno Ferreira é apaixonado por desenho. Há cerca de três anos criou a Retr’art depois de ter desenhado a sua afilhada Luana, na altura com cerca de um ano de idade. Foi nessa altura que Beatriz o incentivou a dedicar-se mais ao desenho. Nuno Ferreira, que trabalha como distribuidor de gás, começou a desenhar retratos de famosos, algo que lhe tem dado visibilidade. O desenho que fez da dupla de apresentadores de um programa da manhã da TV tornou o seu trabalho conhecido em todo o país. “Desde essa altura que as encomendas aumentaram bastante. Gostava muito de viver só do desenho, que é a minha grande paixão, mas ainda não dá”, assegura.
Nuno Ferreira nasceu há 28 anos em Vila Franca de Xira onde viveu até aos 21 anos. Tinha o sonho de seguir carreira militar e fez a tropa com esse intuito. No entanto, problemas de visão impediram-no de progredir na carreira. Fez os seis anos de contrato e deixou o mundo militar. Foi quando estava em Tancos que conheceu a namorada com quem casou o ano passado e agora moram no Entroncamento.
Nuno Ferreira gostava de ter um espaço próprio para se dedicar ao desenho. É na mesa de jantar da sua sala que dá asas ao seu talento. Em cima da mesa tem o retrato que está a desenhar e que vai a meio. Lembra-se de começar a desenhar por volta dos 10 anos. Aprendeu tudo sozinho, mas não esquece a professora de artes que o ensinou a aprimorar a técnica. Tem um quadro de luz onde coloca a folha por cima e desenha o esboço da fotografia. Uma fotografia normal pode demorar entre seis a sete horas a concluir. “É uma terapia para desligar do dia de trabalho”, admite enquanto mostra os seus trabalhos.
A encomenda mais complicada que teve foi desenhar numa tela oito pessoas. Demorou cerca de um mês a concluir. Tem clientes desde Viana do Castelo até Tavira. Em breve pretende entregar o desenho que fez de Fernando Mendes, apresentador de televisão. A próxima famosa a ser desenhada será a também apresentadora de televisão Fátima Lopes. O retrato de Manuel Luís Goucha foi o que gostou mais de fazer e conhecer o apresentador de televisão foi uma agradável surpresa, afirma.

Desenhos de Nuno Ferreira já chegaram ao Museu de CR7 na Madeira

Mais Notícias

    A carregar...