uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Concheiros de Muge foram descobertos há 160 anos
Escavações estão a decorrer no concheiro Cabeço da Amoreira. FOTOS - CM Salvaterra de Magos

Concheiros de Muge foram descobertos há 160 anos

Neste mês de Agosto foram retomadas as escavações arqueológicas nos concheiros de Muge, considerados o maior complexo mesolítico da Europa.

As escavações arqueológicas nos concheiros de Muge foram retomadas neste mês de Agosto, informou a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. A campanha está a decorrer no concheiro Cabeço da Amoreira, próximo da ribeira de Muge, com a participação de elementos da Universidade do Algarve sob coordenação científica de Célia Gonçalves.
Os trabalhos têm como objectivo a recolha de novos testemunhos do quotidiano dos últimos caçadores-recoletores do Vale do Tejo, que viveram nos concheiros entre 8.000 e 5.000 anos antes de Cristo Os concheiros de Muge foram descobertos em 1863 por Carlos Ribeiro, datam do período do mesolítico e, devido à existência de vários concheiros localizados na ribeira de Muge, constituem o maior Complexo Mesolítico da Europa.
Este ano assinalam-se 160 anos da sua descoberta e o Município de Salvaterra de Magos vai celebrar a efeméride nas Jornadas de Cultura. No dia 16 de Setembro, na Casa do Povo de Muge, será lançada a revista cultural MAGOS com um número temático dedicado aos concheiros de Muge. Para dia 17 de Setembro está prevista uma visita guiada aos trabalhos arqueológicos no concheiro Cabeço da Amoreira.

Concheiros de Muge foram descobertos há 160 anos

Mais Notícias

    A carregar...