uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aberto processo de classificação da Igreja de S. João Evangelista de Alfange
Templo foi fundado antes da conquista de Santarém por D. Afonso Henriques

Aberto processo de classificação da Igreja de S. João Evangelista de Alfange

O templo no bairro de Alfange foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.

O processo de classificação da Igreja de São João Evangelista de Alfange, em Santarém, já foi aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República no dia 6 de Outubro. A classificação da igreja (adro e escadaria) situada no lugar de Alfange e propriedade da Diocese de Santarém foi feita em anúncio assinado pelo director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, à data de 25 de Setembro.
O templo, de fundação anterior à conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, integra elementos de vários estilos artísticos (pré-românico, maneirista, barroco) e assenta numa escadaria monumental de lanços duplos que convergem em patamares. A igreja foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.
Os elementos do processo anunciado (fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respetiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Santarém.

Aberto processo de classificação da Igreja de S. João Evangelista de Alfange

Mais Notícias

    A carregar...