uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos subiram ao palco do Teatro Taborda para homenagear Mário Viegas
Alunos do curso profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado evocaram a memória de Mário Viegas no Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano, em Santarém

Alunos subiram ao palco do Teatro Taborda para homenagear Mário Viegas

Alunos da Ginestal Machado subiram ao palco do Teatro Taborda para declamar poesia e homenagear Mário Viegas, actor escalabitano que iniciou a carreira naquele espaço.

O “estendal de poemas” inserido na programação do mês de Novembro dedicado a Bernardo Santareno e a Mário Viegas levou os alunos do curso de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado a pisarem o palco do Círculo Cultural Scalabitano (C.C.S), em Santarém, onde, tal como refere Vítor Murta, vice-presidente da direcção do C.C.S, Mário Viegas iniciou o seu percurso teatral. A recolha de autores representados no estendal foi feita pelos próprios alunos. Mário-Henrique Leiria, Jorge de Sena, Mário de Sá- Carneiro, Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner, foram alguns dos poetas cujas poesias foram declamadas.
De acordo com Fernanda Narciso, responsável pela oficina de teatro e artes plásticas da academia de teatro do Círculo, Mário Viegas tinha uma maneira de declamar poesia fora do vulgar que o tornavam único. “Tinha uma forma que lhe permitia transmitir as palavras dos poetas com emoção e no tempo certo”, afirma. Para Fernanda Narciso cada noite de teatro é um momento único e que é feito a pensar nos expectadores. “A melhor homenagem que se pode fazer ao teatro, aos actores, aos dramaturgos e aos poetas é ir vê-los em palco”, garante. A artista plástica diz também que, para si, o teatro é a arte mais completa que existe, uma vez que para além de ser um trabalho colectivo “vai beber a todas a outras” criações.
Vítor Murta explica que o “estendal de poemas” se enquadra na temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano que culmina com a comemoração do aniversário da associação. A colectividade vai concluir as celebrações do seu 69º aniversário com uma gala no dia 16 de Dezembro no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Alunos subiram ao palco do Teatro Taborda para homenagear Mário Viegas

Mais Notícias

    A carregar...