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Aeroporto: Acessibilidades são pagas pelos promotores mas não a alta velocidade e 3ª ponte

A Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo do novo aeroporto esclareceu que as acessibilidades rodoviárias e ferroviárias devem ser pagas pelo promotor, mas a alta velocidade ferroviária e a terceira ponte do Tejo estão cobertas por outras fontes de financiamento.
“As infraestruturas rodoviárias e ferroviárias de ligação do novo aeroporto à rede existente rodoviária, ou às redes ferroviárias existentes, programadas e/ou planeadas de acordo com o Plano Ferroviário Nacional, deverão ser pagas pelo respectivo promotor aeroportuário”, esclareceu a CTI, que publicou no ‘site’ aeroparticipa.pt respostas a 51 perguntas que têm surgido com frequência no processo de consulta pública em curso.
A pergunta “quem paga as acessibilidades?”, bem como questões relacionadas com o projecto da alta velocidade previsto no Plano Ferroviário Nacional, ou com a terceira ponte sobre o Tejo, estão entre as mais frequentemente que surgem “em diversos media, ou em mensagens enviadas directamente à CTI”, segundo a comissão.
“No caso das ligações rodoviárias, envolvendo as autoestradas sob a exploração da Brisa, o respectivo contrato de concessão […] prevê que os custos destas ligações sejam suportados pela concessionária”, esclareceu também a comissão liderada por Rosário Partidário.
Já em resposta à questão “por que razão a Avaliação Ambiental Estratégica não considerou os custos do projecto da Alta Velocidade e da Terceira Travessia do Tejo na opção de localização no Campo de Tiro de Alcochete?”, no concelho de Benavente, a CTI disse que se trata de custos que dizem respeito “única e exclusivamente, à concretização do Plano Ferroviário Nacional (PFN) e da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), que estão cobertos por outras fontes de financiamento que nada têm a ver com a realização (ou não) do aeroporto”.
Questionada sobre se “a localização do aeroporto em Alcochete torna mais caro o projecto da alta velocidade (AV) previsto no Plano Ferroviário Nacional”, o grupo de especialistas respondeu de forma negativa, já que aquele plano “prevê duas opções para a ligação a Lisboa em AV, uma pela margem esquerda e outra pela margem direita”.
“De acordo com as Infraestruturas de Portugal, a estimativa dos custos de investimento para a alternativa pela margem direita é de 1.200 milhões de euros, enquanto pela margem esquerda é de 850 milhões de euros”, apontou, acrescentando que “a localização do aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete introduz alterações que encurtam a extensão do traçado pela margem direita, perspectivando-se uma ligeira redução no valor de investimento total previsto”.
A CTI esclareceu ainda que o aeroporto no local que continua a designar, erradamente, como Campo de Tiro de Alcochete - já que se situa no concelho de Benavente e tem a designação de Campo de Tiro da Força Aérea - poderá avançar e vir a funcionar sem acessos ferroviários e, apenas, com acessos rodoviários, caso os projectos da Alta Velocidade e da Terceira Travessia do Tejo não avancem nas próximas décadas, “à semelhança, aliás, do projecto do aeroporto no Montijo apresentado pela ANA”.

Consulta pública até 26 de Janeiro

A CTI, responsável pela avaliação estratégica ambiental para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, apresentou a 5 de Dezembro o relatório preliminar, que servirá de base para a decisão do Governo sobre o novo aeroporto. A comissão considerou que, das nove opções em estudo, o Campo de Tiro da Força Aérea, em Benavente, é a que apresenta maior vantagem, com uma primeira fase em modelo dual com o Aeroporto Humberto Delgado, passando depois para uma infraestrutura única na margem sul do Tejo. Foi também considerada viável a opção de Vendas Novas, nos mesmos moldes, isto é, primeiro em modelo dual, passando depois para aeroporto único. O relatório preliminar encontra-se em consulta pública até 26 de Janeiro.

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