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Uma boa ideia era colocar passagens de nível nos discursos dos políticos

Uma boa ideia era colocar passagens de nível nos discursos dos políticos

No dia 24 de Agosto de 2009 a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou durante uma visita ao Entroncamento, que o projecto de construção de uma passagem superior sobre a linha do Leste e da Beira Baixa, que eliminaria a única passagem de nível ainda existente na cidade (em 2003 tinha sido inaugurado o viaduto sobre a linha do Norte), já estava aprovado e que a obra, que custaria 3,2 milhões de euros, seria consignada no ano seguinte.
Nove anos mais tarde, em 19 de Março de 2018, o presidente da câmara, Jorge Faria (PS), disse numa reunião do executivo municipal que o tal projecto aprovado, que custara uns milhares de euros aos contribuintes, iria para o lixo, e que em vez de uma passagem aérea, a ligação entre a parte norte da cidade, (freguesia de Nossa Senhora de Fátima) e a parte sul (freguesia de S. João Baptista) iria ser feita através da Atalaia, no concelho vizinho de Vila Nova da Barquinha, obrigando os automobilistas a deslocarem-se a esse concelho.
Em 2024, nem uma, nem outra solução foram concretizadas e a passagem de nível mantém-se. Ainda há dias, a 12 de Julho lá estive mais de dez minutos, à espera que um comboio de mercadorias tivesse uma via aberta para entrar na estação do Entroncamento.
A cidade nasceu e cresceu por causa do caminho-de-ferro mas as linhas de comboio sempre foram uma barreira a dividi-la. Em 1999 entrou em funcionamento um túnel rodoviário entre a parte norte, freguesia de Nossa Senhora de Fátima e a zona sul, freguesia de S. João Baptista. O túnel em sentido inverso, rodoviário e pedonal, embora estivesse construído, só seria aberto quatro anos mais tarde porque, devido à inexistência de planeamento, a sua saída dava para os terrenos de uma fábrica. O segundo passo para ligar a cidade, como já referi, aconteceu em 2003, quando foi construído o viaduto sobre a linha do Norte.
Com mais uma belas promessas de políticos, talvez daqui a 62 anos, quando se celebrarem os 200 anos da estação do Entroncamento (que começou por ser o apeadeiro da Ponte da Pedra), a cidade deixe de ter constrangimentos provocados pela travessia das linhas férreas.
Rui Ricardo

Uma boa ideia era colocar passagens de nível nos discursos dos políticos

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