Morreu José Pinhal: um dos últimos dinamizadores culturais da Chamusca
Morreu o mais antigo dinamizador cultural da Chamusca que, para além de dirigente desportivo e associativo desde muito novo, foi ainda cantor e autor.
Faleceu a 19 de Agosto, vítima de doença prolongada, José Pinhal, conhecido comerciante de ourivesaria da Chamusca. José Pinhal tinha 78 anos e desde que começou a viver na Chamusca, nos anos sessenta, a trabalhar na ourivesaria do seu pai, na Rua Direita de São Pedro, que está ligado ao associativismo da terra. Mais tarde acabou por suceder ao seu pai na gerência da loja de ourivesaria.
Para além de desportista e dirigente desportivo e associativo durante muitos anos, dedicou-se mais tarde a actividades culturais ligadas à música e à revista popular. Era ainda cantor de fado e canções ligeiras que interpretou em muitos palcos ao lado dos amadores da terra como Artur Simões, Silvina de Sá, João Chora e Manuel da Silva Santos, entre tantos outros.
É autor de «Linda vila portuguesa», uma canção que se tornou uma espécie de hino da Chamusca para os chamusquenses das gerações mais recentes. O funeral de José Pinhal realizou-se no dia 20 de Agosto, pelas 17h00, para o cemitério da Chamusca. O corpo foi velado na casa mortuária da Chamusca, uma dependência da Igreja da Santa da Misericórdia da Chamusca.