uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alimentação animal esteve em debate durante dois dias em Santarém
Santarém foi palco para um evento que juntou os principais agentes nacionais do sector

Alimentação animal esteve em debate durante dois dias em Santarém

As décimas terceiras Jornadas e segundo Fórum de Alimentação Animal decorreram no Convento de São Francisco, em Santarém, nos dias 18 e 19 de Setembro juntando agentes do sector e outros interessados, nomeadamente académicos e estudantes. Na sessão de abertura intervieram o presidente da Câmara de Santarém, João Leite; Rui Gabriel, membro da Direcção de Secção de Pré-Misturas e Aditivos; Romão Braz, presidente da IACA - Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais e Susana Pombo, directora geral da Alimentação e Veterinária.
Estava prevista a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que no entanto cancelou a agenda para estes dias devido à calamidade dos fogos florestais. A organização do encontro pertenceu à IACA - Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais e ao FeedInov CoLAB (Laboratório Colaborativo para a investigação e inovação em alimentação animal).
Segundo a organização, a alimentação animal representa até 70% do custo de produção da actividade pecuária que, por sua vez, representa 36% na economia agrícola nacional, operando actualmente com um sobrecusto de 25 a 30% face aos preços praticados em 2019, antes da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e da intensificação do conflito israelo-palestiniano.
A esse problema juntam-se os custos de energia tendencialmente em alta, as exigências ambientais europeias, como o regulamento sobre a desflorestação (EUDR), e uma nova vaga de tensões no triângulo Europa, Estados Unidos e China, com o consequente e previsível aumento de custos nas matérias-primas e ingredientes para a alimentação animal. Todo esse contexto justifica o pedido ao Governo para que mantenha no Orçamento do Estado para 2025 a isenção do IVA nas transacções deste sector, a qual termina em 31 de Dezembro de 2024, aliviando a tesouraria de industriais e explorações agropecuárias. O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, enalteceu a organização do encontro que constituiu um espaço de partilha de conhecimento e inovação na área da alimentação animal, referindo a importância da segurança alimentar e de melhores práticas na produção pecuária.

Alimentação animal esteve em debate durante dois dias em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...