Novo posto da GNR de Alpiarça só para o ano
Prazo para conclusão da construção do novo posto da GNR de Alpiarça foi prorrogado. Efectivo aguarda há vários anos por melhores condições que só virão, se tudo correr bem, a 30 de Janeiro de 2025. Actual posto dará lugar a museu do concelho.
O prazo da obra do novo posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alpiarça foi prorrogado até 30 de Janeiro de 2025, revelou a presidente de câmara, Sónia Sanfona, a O MIRANTE. Recorde-se que em Maio os trabalhos foram interrompidos devido à derrocada parcial da estrutura de cofragem do edifício principal, acidente que não causou danos entre os trabalhadores. O novo posto localiza-se na Rua Maestro Virgílio Fortunato Wesceslau e é uma construção de raiz num terreno cedido pela Câmara de Alpiarça, com um valor previsto de cerca de 1,7 milhões de euros, financiado pelo Ministério da Administração Interna.
O efectivo, composto por mais de duas dezenas de militares, espera há vários anos pelo mudança de posto, para poder trabalhar com condições adequadas. Sónia Sanfona descreveu em Outubro, numa visita às obras com o então ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o centenário posto territorial como um espaço “precário que quase se tornou definitivo”, com muitos problemas de infiltrações, estruturais, ao nível das camaratas, sanitários, zona de atendimento e gabinetes.
“As condições ali existentes não respeitam os mínimos exigíveis para que os militares estejam a trabalhar e possam levar a cabo a sua missão de uma forma plena”, criticava a Sónia Sanfona em Novembro de 2022, durante a assinatura do contrato interadministrativo entre a autarquia e o Ministério da Administração Interna.
A presidente da Câmara de Alpiarça destacou como vantagem do novo posto a centralidade que tem na vila, uma vez que vai ficar perto da Escola Básica Professor Abel Avelino e do centro de saúde. Sónia Sanfona anunciou ainda que o espaço actual vai ser transformado num museu municipal depois de remodelação profunda.