uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aeródromo de Santarém com obras para responder a exigências da ANAC
As movimentações de terras na zona do aeródromo suscitaram curiosidade por parte de alguns cidadãos e autarcas

Aeródromo de Santarém com obras para responder a exigências da ANAC

O aeródromo de Santarém tem sido alvo de algumas intervenções e melhorias para estar em conformidade com as exigências da Autoridade Nacional da Aviação Civil. O alcatroamento da pista vai custar mais de 400 mil euros.

O aeródromo de Santarém, actualmente sob tutela municipal, tem sido alvo de algumas melhorias e vai receber ainda um investimento de mais de 400 mil euros no alcatroamento da pista em 2025, de modo a dar resposta a exigências a ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil. A informação foi deixada na última sessão da assembleia municipal pelo presidente da câmara de Santarém, João Leite (PSD), em resposta a uma questão colocada pela eleita do PS Raquel Cordeiro.
As movimentações de terras de grandes dimensões no terreno do aeródromo no início do Verão suscitaram curiosidade por parte de cidadãos e autarcas e, na assembleia municipal de Junho, o então presidente do município, Ricardo Gonçalves, afirmou que existia um relatório da ANAC com exigências para cumprir, e uma delas passava pelo nivelamento de algumas zonas. Acrescentou que também estava implementado o controlo de entradas e tinha sido colocada vedação em torno do espaço, bem como videovigilância e iluminação. “Estamos a tratar de fazer as obras que a ANAC exige para que o espaço funcione e quero dizer que esperamos até, dentro da Protecção Civil, termos um reforço de meios”, afirmou na altura Ricardo Gonçalves.
O Aeródromo Municipal Cosme Pedrogão, em Santarém, tem sido base de uma brigada da GNR UEPS - Unidade de Emergência de Protecção e Socorro, da equipa da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém e de um helicóptero de combate a incêndios. O aeródromo tem desde Março um novo director técnico, Filipe Almeirante, que substituiu nas funções Rui Alves, cujo contrato cessou. A nomeação do novo director técnico, que é quadro dos Sapadores Bombeiros de Santarém, foi devidamente validada pela ANAC, assim como a do subdirector, que também integra a corporação de bombeiros municipal. O aeródromo, situado nas Ómnias, nos arredores da cidade, tem licenciamento provisório da ANAC, como tem sucedido ao longo dos anos.

Aeródromo de Santarém com obras para responder a exigências da ANAC

Mais Notícias

    A carregar...