Torres Novas vai isentar de IMI e IMT as associações do concelho
Câmara de Torres Novas aprova proposta para a isenção do IMI e IMT às colectividades, dando luz verde a uma medida há muito aguardada pelo movimento associativo do concelho.
O executivo da Câmara de Torres Novas aprovou a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto de Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) às associações culturais, recreativas e desportivas do concelho. A proposta, que reuniu os votos favoráveis de todo o executivo, vai agora seguir para consulta pública, onde os cidadãos podem apresentar os seus contributos.
Tanto o PSD como o PS apresentaram propostas no mesmo sentido, sendo que o primeiro, além do IMI, propôs a isenção IMT como forma de incentivar as associações a investirem em espaços próprios. “É um sinal positivo” para as associações investirem na aquisição de imóveis e para que “não fiquem só agarradas às instalações do município”, justificou o vereador social-democrata, Tiago Ferreira. O presidente do município, Pedro Ferreira (PS), salientou que há muito que as associações do concelho esperavam esta medida, que tardou mas que vai finalmente avançar.