uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Golegã inaugurou cine-teatro e voltou a dar-lhe o nome de Elisa Tavares Bonacho
Sala de espectáculos da Golegã foi reabilitada após investimento de 1,5 milhões de euros. fotoDR

Golegã inaugurou cine-teatro e voltou a dar-lhe o nome de Elisa Tavares Bonacho

Município da Golegã quis homenagear a benemérita que cedeu o terreno para a construção do cine-teatro da vila. A inauguração do Cine-teatro Elisa Tavares Bonacho realizou-se a 30 de Novembro na presença das associações culturais do concelho.

A inauguração do Cine-teatro Elisa Tavares Bonacho, na Golegã, antigo cine-teatro Gil Vicente, decorreu a 30 de Novembro com actuações de todas as associações culturais do concelho da Golegã, num grande envolvimento da comunidade das freguesias da Golegã, Azinhaga e Pombalinho. A sala de espectáculos está agora reabilitada, devidamente equipada e pronta a receber qualquer manifestação cultural, após um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, numa obra da responsabilidade da Câmara da Golegã.
O Cine-teatro Gil Vicente, encerrado há vários anos, retomou o nome original em homenagem à benemérita local que cedeu o terreno no início do século XX para a sua construção. A denominação de Gil Vicente ocorreu em 1956, também após obras de requalificação. Apesar de o imóvel pertencer à Misericórdia da Golegã, a instituição chegou novamente a acordo com o município para a gestão e exploração do equipamento. A Câmara da Golegã já tinha intervindo no equipamento após acentuada degradação e desactivação em 1984, com reabertura no ano de 2000.
Segundo o município da Golegã, esta mudança “tem por intenção perpetuar este acto meritório levado a cabo por uma família que historicamente tem contribuído para o desenvolvimento cultural do concelho da Golegã”. Recorde-se que o equipamento era para ter as obras concluídas a 31 de Dezembro de 2023, mas a aquisição de material cénico não previsto inicialmente, trabalhos extraordinários e “burocracias” com certificações, levaram ao atraso da conclusão da empreitada.

Golegã inaugurou cine-teatro e voltou a dar-lhe o nome de Elisa Tavares Bonacho

Mais Notícias

    A carregar...