uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Demolições avançaram em força na entrada norte de Santarém
Requalificação do acesso norte a Santarém vai ser executada em duas fases

Demolições avançaram em força na entrada norte de Santarém

A demolição de alguns edifícios na zona da Senhora da Guia, em Santarém, é o ponto de partida para requalificação da Avenida Sá Carneiro, há muito ambicionada.

A demolição de alguns edifícios na zona da Senhora da Guia, em Santarém, avançou em força na segunda-feira, 6 de Janeiro, constituindo o ponto de partida para a empreitada de requalificação da Avenida Francisco de Sá Carneiro, também conhecida como acesso norte de Santarém. Na zona onde decorreram os trabalhos vai nascer uma rotunda e, mais tarde, uma via de acesso ao complexo aquático municipal, no Jardim de Cima. A intervenção foi acompanhada pela Polícia de Segurança Pública.
A falta de passeios e de bermas seguras para os peões e esgotos a céu aberto são problemas há muito identificados na entrada norte de Santarém, pela Avenida Francisco Sá Carneiro, zona muito concorrida de trânsito e que serve várias superfícies comerciais. O objectivo do município é construir passeios com ciclovia ao longo dessas centenas de metros, além de se reformular o traçado rodoviário, com duas faixas para entrada na cidade e uma faixa para saída.
A requalificação do acesso norte a Santarém pela Avenida Francisco Sá Carneiro vai ser executada em duas fases, com a primeira a abranger a zona entre o antigo troço da EN3 na proximidade dos semáforos existentes na zona da Senhora da Guia e os supermercados Pingo Doce e E.Leclerc. Essa intervenção prevê a construção de duas rotundas, uma em cada um dos extremos desse traçado, bem como a abertura de uma nova via a ligar ao Jardim de Cima. A segunda fase a intervencionar vai dos citados supermercados até à rotunda Bernardo Santareno, em Vale de Estacas.
Para a primeira fase da obra, a Câmara de Santarém recorreu pela primeira vez a uma figura do Direito Urbanístico chamada Unidade de Execução, que delimita a área a intervir e a respectiva ocupação do solo em conformidade com as opções de planeamento consagradas no Plano Director Municipal (PDM) de Santarém. Essa solução envolve parceiros externos, nomeadamente proprietários de terrenos e investidores que pretendem criar uma nova área comercial na zona da Senhora da Guia.

Demolições avançaram em força na entrada norte de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...