
Odete Silva dá nome a rotunda perto dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria
Homenagem contou com várias figuras políticas da região e do país que recordaram Odete Silva, uma mulher combativa que, para muitos, continua a fazer falta à política.
Uma pessoa de valores, combativa e de imenso respeito democrático: foi desta forma que várias figuras da região e do país recordaram Odete Silva, a histórica presidente dos bombeiros da Póvoa de Santa Iria, falecida há oito anos e que agora dá nome à rotunda junto ao quartel de bombeiros da cidade. O descerrar da placa aconteceu na manhã de domingo, 23 de Março, com a presença de várias figuras nacionais, incluindo autarcas mas também deputados do círculo de Lisboa, onde se incluiu o ex-Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, o actual Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz e o eurodeputado Miguel Sousa Silva.
A atribuição do nome de Odete Silva à rotunda já tinha sido aprovada pela comissão municipal de toponímia e a proposta aprovada por unanimidade em reunião de câmara de Vila Franca de Xira. No descerrar da placa esteve também Rui Rei, em representação da família de Odete Silva e o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, que lembrou o espírito solidário e frontal em que Odete Silva acreditava. Entre os rostos presentes na cerimónia também estiveram Alberto Mesquita e António Oliveira, ex-presidente e vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, respectivamente.
A comissão política do PSD de VFX e a junta de freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa depositaram coroas de flores na cerimónia. Para David Pato Ferreira, vereador da coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), esta foi uma homenagem digna e necessária. “Ela marcou quem com ela trabalhou e conviveu. Uma mulher amiga, com uma vontade de viver frenética, obstinada nas causas, integridade cívica, coerência e imensa capacidade de trabalho”, lembrou o autarca, notando também que já havia sido distinguida com a medalha de honra do município.
Odete Maria Loureiro da Silva trabalhou como gestora numa empresa de distribuição de combustíveis antes de entrar para a política. Na altura do seu falecimento era deputada, eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa, presidente da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria e presidente da concelhia do PSD de Vila Franca de Xira. Morreu em Março de 2016 vítima de cancro. Em 2017 O MIRANTE concedeu-lhe o título de personalidade do ano a título póstumo.
