uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

ULS Estuário do Tejo inicia hospitalização domiciliária

Os cuidados a prestar aos utentes em casa são garantidos por uma equipa multidisciplinar da Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo.

A Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo deu início, em Abril, ao programa de hospitalização domiciliária, um modelo de prestação de cuidados de saúde que permite aos doentes receberem tratamento hospitalar em casa. A informação foi avançada pela unidade de saúde uma semana depois das notícias dando conta da existência de mais de uma centena de doentes internados em macas nas urgências do Hospital Vila Franca de Xira.
A hospitalização domiciliária aparece como uma alternativa ao internamento convencional que a ULS assegura permitir o mesmo nível de segurança e qualidade aos utentes. Os cuidados são garantidos por uma equipa multidisciplinar da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, refere aquela entidade em comunicado. A equipa desloca-se diariamente à residência dos doentes para avaliação e prestação de cuidados clínicos, estando ainda disponível em regime de prevenção durante o período nocturno. Os doentes e cuidadores têm acesso a um contacto telefónico directo com a equipa, 24 horas por dia.
A referenciação para este modelo pode ser feita a partir dos diversos serviços da ULS Estuário do Tejo, sendo a adesão voluntária. Os doentes internados em casa podem, a qualquer momento, regressar ao hospital em caso de agravamento clínico ou por decisão própria ou da família. Esta modalidade, refere a unidade de saúde, destina-se a doentes com patologias agudas ou descompensações de doenças crónicas.

Mais Notícias

    A carregar...