uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PJ recupera quadro roubado à Câmara de Santarém 47 anos depois
Vereador Nuno Domingos levou o quadro recuperado à reunião do executivo camarário - foto DR

PJ recupera quadro roubado à Câmara de Santarém 47 anos depois

O quadro O Bibliófilo, datado de 1870 e pintado por Manuel Maria Bordalo Pinheiro, regressou à posse da Câmara de Santarém quase 47 anos depois de ter sido furtado, em conjunto com outras obras de arte, do edifício dos paços do concelho, na noite de 28 para 29 de Agosto de 1978. A informação foi dada pelo vereador da Cultura, Nuno Domingos, na reunião do executivo de 7 de Julho.
Em Janeiro deste ano, a Polícia Judiciária contactou o município a informar que o quadro tinha sido localizado num leilão. Segundo as autoridades, a pintura a óleo esteve na posse de um coleccionador da zona norte do país, entretanto falecido, tendo a sua herdeira colocado a obra de arte para venda em leilão. Foi nesse contexto que a Polícia Judiciária identificou a peça furtada em 1978. Concluído o processo pelo Ministério Público, no dia 25 de Junho o quadro foi devolvido à Câmara Municipal de Santarém por inspectoras da Polícia Judiciária.
Na noite do assalto à Câmara de Santarém, em Agosto de 1978, foram furtadas dez peças de arte - pinturas a óleo, duas aguarelas e um relógio em mármore – pertencentes ao acervo patrimonial da Biblioteca Municipal Braamcamp Freire e depositadas transitoriamente no edifício dos paços do concelho, devido às obras que decorriam no palácio onde funciona a biblioteca.
No início dos anos 80 foram recuperadas cinco pinturas junto à fronteira entre a Áustria e a Hungria, revelou o vereador Nuno Domingos. Estão ainda por encontrar as seguintes obras: Paisagem com animais - quadro a óleo, de Conoy; O Caçador - quadro a óleo, de Manuel Maria Bordalo Pinheiro; Alexandre Herculano - caricatura em aguarela, de Emílio Pimentel; Anselmo José Braamcamp – caricatura em aguarela, de Emílio Pimentel; e um relógio em mármore.

PJ recupera quadro roubado à Câmara de Santarém 47 anos depois

Mais Notícias

    A carregar...