uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas de Amiais de Baixo estão de regresso com muita animação, convívio e devoção
As Festas de Amiais de Baixo contam com forte envolvimento da população de todas as gerações

Festas de Amiais de Baixo estão de regresso com muita animação, convívio e devoção

As Festas de Amiais de Baixo 2026 decorrem entre 6 e 10 de Fevereiro, prometendo cinco dias de muita animação que atraem milhares de visitantes à vila do norte do concelho de Santarém.

A vila Amiais de Baixo volta a ser palco de uma das festas populares mais aguardadas da região com a realização dos festejos em honra do mártir São Sebastião. Este ano, o programa decorre entre os dias 6 e 10 de Fevereiro, apresentando um cartaz musical com nomes como Quim Barreiros, Vizinhos, Badoxa e Mónica Sintra. A organização aposta numa combinação de música popular, artistas de renome e momentos tradicionais, envolvendo a população local e visitantes. A animação musical arranca na sexta-feira, dia 6, com a actuação de Badoxa. No sábado, 7, sobem ao palco os Vizinhos, seguindo-se, no domingo, Quim Barreiros. A segunda-feira, dia 9, fica marcada pelo concerto de Mónica Sintra, mantendo-se a tradição de oferecer música para diferentes públicos ao longo dos festejos. Para além dos concertos, o programa inclui animação diária com DJs e vários momentos de convívio comunitário. Tal como é tradição há muitos anos, a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Travassô (Águeda), vai ser presença constante na festa de sábado até terça-feira.

Amiais de Baixo tem uma procissão no Guiness Book
A Festa em Honra do Mártir São Sebastião é o ponto alto do calendário anual de eventos em Amiais de Baixo e é realizada há mais de 150 anos pelas gentes da vila do norte do concelho de Santarém. O evento, que alia o sagrado ao profano, tem algumas características especiais, entre elas as procissões que se realizam na noite de sábado e nas tardes de domingo e de segunda-feira.
Um dos momentos mais marcantes é quando o andor com o Arcanjo São Miguel sai da capela do cemitério da vila para a Igreja Matriz, onde pernoita durante os dias de festa junto da imagem de Nossa Senhora da Graça, padroeira da vila. Essa procissão é realizada de noite com os participantes a levarem archotes que iluminam as ruas da localidade e conferem um ambiente especial à cerimónia religiosa. Em 2010, a procissão com archotes inscreveu o seu nome no Livro dos Recordes do Guiness ao conseguir que 624 pessoas participassem na procissão com archotes em fogo ao longo de uma milha terrestre (1.620 metros). Durante a festa, as principais ruas de Amiais de Baixo estão praticamente todas iluminadas com arcos em toda a extensão. As portas das habitações abrem-se aos visitantes com a mesa posta, numa mostra da hospitalidade das gentes da vila.

Festas de Amiais de Baixo estão de regresso com muita animação, convívio e devoção

Mais Notícias

    A carregar...