Política | 14-09-2017 14:10

“No meu tempo entrávamos na política para servir os interesses da comunidade”

“No meu tempo entrávamos na política para servir os interesses da comunidade”
ENTREVISTA

Joaquim Pereira Henriques ainda é visto por muitos munícipes de Alcanena como o eterno presidente da câmara.

Muita gente se habituou a cumprimentá-lo por senhor presidente. A forma cordial e natural com que se dirige a todos, motiva o respeito dos que lhe reconhecem a dedicação ao concelho, não só como líder da autarquia mas também pelas passagens por algumas instituições do concelho. Uma figura incontornável que ficará na história do concelho e na memória de muitos como uma pessoa sempre disponível para ajudar sem pedir nada em troca.

“Hoje há uma grande crise de valores. Os políticos concorrem aos cargos pelo dinheiro e pelo poder, no meu tempo entrávamos na política para servir os interesses da comunidade”. Foi com este pensamento crítico que Joaquim Pereira Henriques, o primeiro presidente de câmara eleito em Alcanena, em 1976, iniciou a conversa com O MIRANTE.


Joaquim Henriques, 95 anos, não gosta da política que se faz actualmente, muito assente na demagogia, na difamação dos opositores e na deturpação de valores. Considera-se um defensor da democracia que deve ter como pilar o respeito pelos outros.
Nasceu a 16 de Março de 1922, o oitavo filho numa família de 10 irmãos, que não sobreviveram mais de uma década. Ficou Joaquim, como se “o destino conspirasse para lhe dar uma missão que haveria de cumprir”.


Joaquim Pereira Henriques nasceu em Alcanena, numa época em que ir à escola era um luxo e por isso reconheceu sempre o esforço do pai, operário de curtumes, e da mãe, costureira, para lhe proporcionarem condições para frequentar a escola. Terminou a quarta classe com distinção e reconhece que naquela época o ensino era muito exigente e preparava bem. Diz que ainda hoje o seu raciocinio matemático não fica aquém do de qualquer estudantre do 12º ano.

Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE AQUI

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo