Política | 01-02-2018 11:47

Sociedade Iniciativas de Abrantes quer vender ou arrendar o Cine Teatro São Pedro

Sociedade Iniciativas de Abrantes quer vender ou arrendar o Cine Teatro São Pedro
Foto ARTEMREDE

Vereador Luís Dias adiantou a O MIRANTE que a proprietária do imóvel fez uma proposta à câmara que neste momento não é possível satisfazer.

A sociedade Iniciativas de Abrantes quer arrendar ou vender o Cine teatro São Pedro à Câmara de Abrantes ou a qualquer outra entidade que garanta respeitar o património arquitetónico e cultural que o imóvel representa.

O vereador da câmara de Abrantes, com o pelouro da cultura Luís Dias disse a O MIRANTE , que no dia 28 de Janeiro terminou o contrato de comodato de cedência do Cine Teatro que o município mantinha através de um protocolo com a sociedade comercial Iniciativas de Abrantes. O contrato foi celebrado por um período de 19 anos visando a reabilitação do imóvel, “ e a câmara fez avultados investimentos de beneficiação no edifício, porque é o espaço cultural por excelência da comunidade de Abrantes”.

A sociedade Iniciativas de Abrantes reuniu em Assembleia Geral de 28 de Janeiro de 2018, e segundo Luís Dias recusou as propostas apresentadas pela autarquia, para renovação do contrato, ou compra do imóvel. O autarca garantiu, no entanto, que a câmara está empenhada em manter manter o diálogo negocial e entre as várias propostas continua a de compra do Cine Teatro São Pedro.

O vereador Luís Dias disse ainda que em Novembro entrou uma nova gerência para a Iniciativas de Abrantes, e as negociações com a câmara recomeçaram para decidir sobre o destino do Cine Teatro , mas até ao momento não foi possível chegar a acordo. As propostas da Câmara não foram ainda apreciadas favoravelmente. A gestão do equipamento é neste momento da sociedade Iniciativas de Abrantes e a câmara não tem acesso ao imóvel.

Em comunicado a câmara explicou que em 29 de Janeiro de 1999, a autarquia estabeleceu um protocolo com a Sociedade, assumindo a gestão e utilização do equipamento por um período de 19 anos. A câmara realizou obras de requalificação do espaço, com acesso a financiamento nacional e comunitário e devolveu o equipamento ao serviço da comunidade de Abrantes e da região.

A nova gerência da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda decidiu assumir a devolução da titularidade e gestão do imóvel, desde o dia 29 de Janeiro.

O vereador Luís Dias adiantou a O MIRANTE que a Iniciativas de Abrantes fez uma proposta à câmara, que neste momento não é possível satisfazer, porque o valor de locação não permite fazer obras de beneficiação.

A câmara assume que vai manter o diálogo negocial com a Iniciativas de Abrantes, para que o Cine Teatro São Pedro cumpra a sua função e assegure os quadros de programação cultural municipal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo