uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A informação sobre saúde não faz de nós médicos mas ajuda-nos a explicar melhor o que sentimos

Há cada vez mais profissionais de saúde a partilhar informação útil de forma acessível com os restantes cidadãos. Neste suplemento sobre saúde, para além da divulgação comercial de informações úteis para quem procura ajuda, divulgamos textos de profissionais que aceitaram partilhar conhecimentos porque reconhecem a importância do conhecimento e não têm receio de descer do pedestal onde muitas vezes os colocamos.

No livro do escritor inglês do século dezanove, Jerome K. Jerome “Três homens num barco (já para não falar do cão)”, há uma passagem hilariante sobre um homem que foi consultar uma enciclopédia médica a propósito de uma ligeira indisposição que sentia e que ao fim de umas horas de leitura em que percorreu o livro de A a Z, chegou à conclusão que tinha todas as doenças registadas pela medicina até à altura, com excepção, para seu vexame, da “hidrartrosedas criadas de servir”.
Obviamente que se trata de uma paródia sobre os hipocondríacos, pessoas que acreditam que têm doenças que não têm e que nada tem a ver com o comum cidadão daquela época e muito menos com o comum cidadão do nosso tempo, que tem um acesso muito mais facilitado à informação e que por isso mesmo está muito mais consciente da importância de saber mais sobre tudo aquilo que lhe interessa.
O tema “saúde” é muito vasto e ninguém sabe tudo, nem sequer o melhor de todos os médicos. Mas de vez em quando podem ser dadas informações sobre diversos assuntos que possam interessar à generalidade dos leitores. Foi por esse motivo que, aproveitando a edição deste suplemento em que divulgamos informação publicitária relacionada com o tema, solicitamos a alguns especialistas que escrevessem algo que pudesse constituir matéria editorial importante e interessante.
As respostas que nos foram enviadas estão nas páginas seguintes e desejamos que possam conter informação útil para todos nós. Se é verdade que não é lendo sobre medicina que nos tornámos médicos, também é verdade que o facto de estarmos melhor informados nos ajuda a comunicar com o nosso médico quando se trata de lhe explicar o que sentimos...deixando que seja ele a pedir os exames que considere necessários e a fazer o diagnóstico.

Mais Notícias

    A carregar...