uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ciclo de palestras sobre matador de touros José Júlio

José Júlio, famoso matador de toiros vilafranquense, é a figura inspiradora de três palestras que vão decorrer no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, durante a Semana da Cultura Tauromáquica. A primeira sessão está marcada para dia 27 de Junho. Luís Capucha, sociólogo e professor, modera a conferência e debate sobre a “Vida e Tauromaquia de José Júlio”, que conta com os oradores Alberto Franco, escritor, o matador José Trincheira, o ex-forcado José Patinha e o cavaleiro José Samuel Lupi.
No dia 28 fala-se sobre “José Júlio e os Toiros da Miura”, com moderação do jornalista espanhol Fernando Fernández Román e com intervenções do próprio José Júlio, de Eduardo Miura, da ganadaria espanhola Miura, e dos criadores de cavalos José Palha e João Boronha Núncio.
A finalizar o ciclo está a temática “O Toureiro antes e depois de José Júlio’ no dia 29 de Junho. O debate será moderado por Francisco Morgado. Os oradores são o jurista José Vera Jardim, o empresário Francisco Rodrigues Pereira e Elísio Summavielle, presidente do Centro Cultural de Belém. Os três colóquios têm início marcado para as 21h30.
José Júlio, de 81 anos, subiu pela primeira vez à arena no ano de 1956, em Santarém. Na carreira lidou mais de dois mil touros e tornou-se uma figura de destaque na história da tauromaquia, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Mais Notícias

    A carregar...