uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
No dia da redução do IVA primeiro-ministro foi almoçar a Almeirim

No dia da redução do IVA primeiro-ministro foi almoçar a Almeirim

No dia da redução do IVA primeiro-ministro foi almoçar a Almeirim

No dia que marcava a redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na restauração, de 23 para 13 por cento, o primeiro-ministro foi a Almeirim almoçar sopa de pedra e marcar a data que considerou importante para a economia nacional. António Costa foi recebido pelo presidente da câmara, Pedro Ribeiro, que o fez andar perto de 200 metros a pé desde a praça de toiros até ao restaurante “O Toucinho”, o pioneiro do prato típico de Almeirim, debaixo do escaldante sol das 13h30 do dia 1 de Julho. Um custo que se pagou com os cumprimentos dos donos dos restaurantes, populares que passavam na zona e clientes que esperavam mesa à porta dos restaurantes da zona.
Este era um momento importante para o autarca socialista de uma terra onde a restauração representa uma fatia importante da economia local e regional, atendendo aos milhares de visitantes, de todo o país, que passam pela cidade para almoçarem ou jantarem. A maior sala do restaurante encheu-se de comensais de vários organismos do Estado. Uma grande comitiva que primeiro ouviu os discursos à mesa e que depois da refeição de palavras reconfortaram o estômago com a consistente sopa de pedra.
O primeiro-ministro referiu que o dia 1 de Julho marca um momento “muito especial”, porque marca a entrada em vigor de compromissos que o Governo assumiu com os cidadãos. “Estamos a contribuir para retribuir a confiança”, sublinhou no discurso. Costa referiu que o aumento do IVA no sector, pelo anterior Governo, foi uma “medida errada do ponto de vista económico” e que somada a outras condicionantes levaram “à destruição de quatro mil empresas, uma redução de 750 milhões de euros do volume de negócios e uma perda de 20 mil postos de trabalho”.
António Costa lançou o apelo “para que todos façamos um esforço para que tenhamos uma redução do emprego de longa duração” já nos próximos meses. “A restauração é um grande pilar do nosso turismo”, sublinhou. O primeiro-ministro e o presidente da câmara convergem na questão do empego, com Pedro Ribeiro a dizer que a redução do IVA vai contribuir para mais emprego e para uma melhor economia. O autarca que em outras lutas políticas internas do PS esteve noutro lado da barricada, próximo do ex-líder do partido, António José Seguro, elogiou António Costa por tomar esta medida. “Palavra dada, palavra honrada”, sublinhou o autarca.
António Costa, que teve a companhia ao almoço dos ministros da Economia e do Trabalho e dos secretários de Estado do Comércio e do Turismo, destacou que a restauração “é um dos grandes patrimónios culturais” que ajuda a promover o país lá fora e a atrair turistas. Pedro Ribeiro estava visivelmente satisfeito, bem sabendo que mais que o simbolismo do momento, a presença do primeiro-ministro representava uma boa promoção da capital da sopa de pedra, quanto mais não fosse pelos minutos de reportagem nos telejornais de todos os canais de televisão.

No dia da redução do IVA primeiro-ministro foi almoçar a Almeirim

Mais Notícias

    A carregar...