uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo investe 243 mil euros para cartografar rede de esgotos
Francisco Oliveira

Águas do Ribatejo investe 243 mil euros para cartografar rede de esgotos

Trabalho de recolha de informação de campo e organização da mesma num Sistema de Informação Geográfica deve ficar concluído em dois anos.

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo vai pagar 243 mil euros à empresa que procederá ao cadastro da rede de saneamento básico nos concelhos que a integram - Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Essa operação será financiada a 85% por fundos da União Europeia. A empresa que venceu o concurso público foi a SOCARTO - Sociedade de Levantamentos Topo Cartográficos Lda.
Segundo a Águas do Ribatejo (AR), os trabalhos de recolha de informação de campo e organização da mesma num Sistema de Informação Geográfica (SIG) iniciaram-se na segunda-feira, 21 de Novembro, prevendo-se que fiquem concluídos em dois anos. O passo seguinte será a implementação da Gestão Patrimonial das Infraestruturas (GPI)
O presidente do conselho de administração da AR. Francisco Oliveira, explica que a empresa intermunicipal herdou dos sete municípios uma rede de esgotos que não estava devidamente cartografada, “porque foi construída num tempo em que não dispunhamos destas ferramentas”. Ao longo dos sete anos de existência da empresa, foram construídas centenas de quilómetros de novas redes de esgotos e reabilitadas as redes existentes. “Agora é o momento de colocar tudo numa base de dados (SIG) acessível a todos os operacionais e que nos permite ganhar tempo e reduzir os impactos negativos das falhas de operacionalidade”, diz Francisco Oliveira, também presidente da Câmara de Coruche.
O autarca recorda que o cadastro da rede é imprescindível para a implementação da Gestão das Infraestruturas Patrimoniais (GIP) e conclusão do Plano de Segurança para o Saneamento. “Somos uma empresa com grandes responsabilidades perante os 150 mil utilizadores das nossas redes de saneamento. Atingimos níveis de excelente qualidade, mas temos de continuar a trabalhar para manter e melhorar alguns indicadores”, afirma.

Águas do Ribatejo investe 243 mil euros para cartografar rede de esgotos

Mais Notícias

    A carregar...