uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mário Tropa mostra 50 anos de arte no centro histórico de Santarém
Cultura. Trabalhos foram feitos ao longo de meio século

Mário Tropa mostra 50 anos de arte no centro histórico de Santarém

Exposição “Fragmentos de um discurso interior” está em exibição no Fórum Actor Mário Viegas e no Palácio Landal até 14 de Janeiro.

A exposição que marca os 50 anos de carreira artística de Mário Tropa, intitulada “Fragmentos de um discurso Interior”, vai estar patente ao público, até 14 de Janeiro, no Palácio Landal e no Fórum Actor Mário Viegas em Santarém.
O autor - que nasceu em Lisboa mas vive em Santarém e tem uma forte ligação familiar a Castelo (Mação), onde “passa muito tempo, mas não para trabalhar” - diz a O MIRANTE que “não estão expostos os melhores trabalhos ao longo destes 50 anos, porque alguns foram vendidos, outros oferecidos e outros perdeu-se-lhe o rasto”.
Mário Tropa diz que não há muita coerência nas pinturas expostas porque os trabalhos foram feitos ao longo de meio século. “O primeiro é de 1962 e o último é de 2016, mas sinto que os primeiros têm muita ligação com os últimos, o que acaba por ser um regresso à origem”, explica.
Teoricamente a exposição seria feita por ordem cronológica mas “na prática é quase isso”. Só não é por duas razões. A primeira é por uma razão estética, “porque havia trabalhos que não ficavam bem junto aos outros”. E a segunda é porque há trabalhos que não devem apanhar qualquer tipo de luz, porque foram feitos “com tintas péssimas” do tempo em que o autor, diz em jeito de brincadeira, “não era rico”.
Esta mostra esteve patente em Mação, em Julho deste ano. O espaço do Fórum Actor Mário Viegas não comportava todos os trabalhos que foram expostos em Mação, por isso, os trabalhos foram divididos por dois espaços, “para evitar que só fosse mostrada metade da exposição”. Na inauguração, sábado, 3 de Dezembro, marcaram presença o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e o presidente de Mação Vasco Estrela.

Mário Tropa mostra 50 anos de arte no centro histórico de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...