uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Desarmante Manuel Serra d’Aire

Efectivamente uma das modas do momento é a das petições públicas na Internet. Há de tudo e mais alguma coisa nesse campo, como a que se manifesta contra a vinda do papa Francisco a Fátima no próximo 13 de Maio, no centenário das chamadas aparições, e que tanta reacção apaixonada suscitou. Confesso que ainda não assinei nenhuma petição e estou convencido que o efeito que as mesmas produzem é reduzido ou nulo. Se isto fosse lá com petições eu criava já uma a exigir o Sporting campeão e o Cristiano Ronaldo para meu padrinho, porque vem aí o Natal e o homem tem euros que se farta.
Há dias recebi no meu correio electrónico um apelo para assinar uma petição que defendia o saneamento de um padre de uma paróquia ribatejana, que, segundo dizia o anónimo remetente, “só quer dinheiro e trata as pessoas mal”. Ou seja, para o promotor da petição trata-se de um padre, digamos, pouco católico e que, bem vistas as coisas, tem os mesmos atributos de um ministro das Finanças. E até à data não soube de nenhuma petição que exigisse a demissão de um ministro das Finanças porque este só pensa em sacar dinheiro e esmifrar os contribuintes.
Mas o mais interessante é que essa tal petição, para além de um arrazoado a desancar no incompreendido sacerdote, não tem um nome que assuma a sua autoria nem sequer um subscritor. Ora, uma petição em que nem o próprio autor a assina é um autêntico fenómeno. Faz-me lembrar algumas listas nas eleições autárquicas que depois acabam por ter menos votos que o número de elementos que as compõem.
E por falar em autárquicas. Estamos a chegar ao Inverno e o frio começa a apertar, mas curiosamente parece que está a ser a altura escolhida por alguns dinossauros autárquicos para saírem da toca após um período de hibernação que, pelos vistos, não lhes apaziguou os impulsos políticos nem a vontade de voltarem a ser presidentes de câmara. As notícias de que os dinossauros estão extintos são manifestamente exageradas. E estou curioso para ver o que vai acontecer nalguns concelhos, como a Golegã, Entroncamento e Torres Novas, onde dizem que os dinossauros podem vir a fazer das suas. A ver vamos, mas eu não acredito muito nisso. Anda tanta gente a clamar pela reforma e os que estão reformados vão desunhar-se para voltar ao activo??!!
O inefável Luís Ferreira, eleito da Assembleia Municipal de Tomar e ex-chefe de gabinete da presidente da câmara - a quem pelos vistos agora já não pode ver nem com o cabelo pintado de dourado - anda a enviar para as caixas de correio dos nabantinos cartas com escritos seus sobre os mais variados temas, alguns deles publicados no seu blog e Facebook. A promoção da leitura num país onde o analfabetismo vai diminuindo na mesma proporção em que a iliteracia aumenta é uma missão louvável. E merece ainda mais encómios quando o altruísmo leva um cidadão empenhado e desinteressado a gastar dinheiro do seu próprio bolso para ajudar a instruir e a aclarar as ideias aos seus conterrâneos. Abençoado seja tal benemérito, pois é dele o reino dos céus!
Saudações literárias do
Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...