uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente da Câmara do Entroncamento desentende-se com presidente da assembleia e abandona sessão
Este não é o primeiro incidente envolvendo os dois autarcas

Presidente da Câmara do Entroncamento desentende-se com presidente da assembleia e abandona sessão

Relação entre os dois autarcas socialistas mantém-se tensa desde o início do mandato. O incidente ocorrido na sessão da assembleia municipal de 30 de Novembro, já depois da meia-noite, não é o primeiro entre os dois autarcas socialistas. Em Abril de 2014 João Lérias retirou da ordem de trabalhos, já com a reunião a decorrer, a discussão da Conta de Gerência do ano anterior por a mesma lhe ter sido enviada por Jorge Faria sem o parecer do Revisor Oficial de Contas.

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria (PS), abandonou a sessão da assembleia municipal que terminou já na madrugada de quinta-feira, 1 de Dezembro, por volta da meia-noite e meia hora, por discordar da forma como a reunião foi conduzida, na parte final, pelo presidente daquele órgão, João Lérias, também eleito do PS. Após a sua saída, que foi secundada por todos os vereadores socialistas, a assembleia ainda se prolongou por mais alguns minutos.
O incidente ocorreu após a intervenção do presidente da câmara relativa a perguntas sobre a actividade do município feitas pelos eleitos da assembleia municipal. Jorge Faria preparava-se para sair mas João Lérias deu a palavra a António Ferreira da CDU, que se queixava de não ter obtido resposta às questões que colocara, decisão que desagradou ao presidente da câmara, que entretanto se tinha levantado.
Após uma observação feita por Jorge Faria (que não é audível no vídeo da sessão disponibilizado no site do jornal digital entroncamentoonline), os dois autarcas entraram em diálogo. João Lérias disse que ele é que é o presidente da assembleia municipal e que é a ele que compete dar por terminada a reunião, tendo acrescentado que o presidente da câmara estava presente para responder às questões que lhe fossem colocadas pelo órgão fiscalizador embora não seja obrigado a responder.
Jorge Faria lembrou que as sessões terminavam normalmente com a sua intervenção tendo ouvido como resposta que efectivamente costuma ser assim mas que aquele modelo poderia ser alterado em qualquer momento por vontade do presidente da assembleia municipal. “O modelo sou eu que o defino”, disse João Lérias.
Após a saída do presidente da câmara e dos vereadores socialistas ainda se registaram mais duas intervenções relacionadas com o que se tinha passado tendo o presidente da assembleia dado por encerrados os trabalhos por volta da meia noite e meia hora. João Lérias pediu aos eleitos que dirigissem à mesa da assembleia as questões que tinham colocado ao presidente da câmara e às quais o mesmo não tinha respondido.
Este não é o primeiro incidente envolvendo os dois autarcas socialistas. Na sessão de 28 de Abril de 2014, João Lérias retirou da ordem de trabalhos o ponto relativo à discussão da Conta de Gerência por a mesma lhe ter sido enviada por Jorge Faria sem o parecer do Revisor Oficial de Contas.

Presidente da Câmara do Entroncamento desentende-se com presidente da assembleia e abandona sessão

Mais Notícias

    A carregar...