uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola inaugurada há dois meses em Vialonga já precisa de obras
PROBLEMAS. Escola com poucas semanas de uso já apresenta problemas que carecem de resolução

Escola inaugurada há dois meses em Vialonga já precisa de obras

Novo edifício custou dois milhões e cem mil euros aos cofres da câmara. Abatimentos, parque infantil fechado, maus cheiros do sistema de esgotos e fissuras são algumas das queixas.

A nova Escola Básica Nº2 de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, foi inaugurada a 15 de Setembro de 2016, custou 2 milhões e 100 mil euros e já apresenta problemas estruturais que vão obrigar a realizar novas obras de correcção.
Vários abatimentos do piso obrigaram a encerrar o parque infantil ali existente, sentem-se maus cheiros provenientes do sistema de esgotos do edifício, o pátio apresenta já pequenos buracos, há paredes com fissuras e portas que abrem e fecham mal. Os alertas foram deixados na última sessão da assembleia municipal pelo presidente da Junta de Vialonga, José António Gomes (CDU), que lamentou que uma escola nova já apresente problemas semelhantes a uma escola velha. “Andam a construir escolas novas que vão dar tanto ou mais trabalho que as escolas velhas porque foram mal construídas”, acusou.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), disse ter tomado nota das deficiências da escola e prometeu “corrigir tudo o que for necessário” para dar condições ao edifício. A cerimónia de inauguração da nova escola contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que elogiou o “bom exemplo” que Vila Franca de Xira “inspira” ao país ao requalificar o seu parque escolar da competência da câmara municipal. A inauguração marcou também o arranque do ano lectivo para as cerca de duas centenas de crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
O edifício tem dois pisos com 12 salas de aulas, duas salas de educação pré-escolar e uma sala de ATL. Dispõe ainda de um refeitório que permite assegurar o serviço de refeições a todos os alunos, sala polivalente, biblioteca escolar, gabinete médico, gabinete de atendimento e salas para o pessoal docente e não docente. No espaço exterior há zonas para criação de hortas pedagógicas, campo de jogos, recreio livre e parque infantil.

Escola inaugurada há dois meses em Vialonga já precisa de obras

Mais Notícias

    A carregar...