uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola de Fazendas de Almeirim pioneira no controlo do peso dos alunos

Escola de Fazendas de Almeirim pioneira no controlo do peso dos alunos

Estabelecimento faz um rastreio no início do ano e tem aulas especiais de educação física. O secretário de Estado da Juventude e Desporto, que visitou a Escola EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, no Dia do Estudante, elogiou o programa e disse que este é um bom exemplo para o país.

A Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Fazendas de Almeirim é pioneira num programa de controlo da obesidade entre os alunos, com aulas de educação física especiais para controlo do peso, a par de acções de sensibilização para um estilo de vida saudável. O projecto desta escola do concelho de Almeirim foi apresentado ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo, que visitou o estabelecimento de ensino na sexta-feira, 24 de Março, durante as comemorações do Dia do Estudante.
O programa PESO é um projecto educativo que se inicia todos os anos lectivos com um rastreio do Índice de Massa Corporal aos alunos. Este ano o rastreio apontou para um índice de 3 por cento (%) dos alunos com obesidade e 20% com excesso de peso. Mas também há alunos com um peso abaixo do que deveriam ter e neste caso são 12% dos estudantes.
A directora do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, Conceição Pereira, explica como funciona o programa. “Os alunos que têm défice de peso são acompanhado em consultas no hospital. Os que têm excesso de peso ou obesidade são acompanhados na escola ao nível da nutrição e ao nível do apoio específico do programa PESO, onde o professor de educação física dá tempos semanais extras para a prática do exercício físico”.
Para complementar esta prática, todos os encarregados de educação dos 33 alunos que estão no programa por excesso de peso e obesidade têm vindo a ser contactados para uma consulta de nutrição na escola. Esta acção visa dar conselhos sobre alimentação e práticas de vida saudáveis. A escola ajuda os alunos a atingirem os objectivos que estes definem e pretendem atingir até ao final do ano.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo, que aproveitou para durante alguns minutos jogar badminton com os alunos, elogiou o programa e a escola, dizendo que é um exemplo para o país. “Este é um belo projecto educativo, com professores empenhadíssimos na escola e só posso registar como um bom exemplo que sai daqui das Fazendas de Almeirim para todo o país”, afirma.

Escola de Fazendas de Almeirim pioneira no controlo do peso dos alunos

Mais Notícias

    A carregar...