uma parceria com o Jornal Expresso
27/05/2017
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Escola de Fazendas de Almeirim pioneira no controlo do peso dos alunos
Estabelecimento faz um rastreio no início do ano e tem aulas especiais de educação física. O secretário de Estado da Juventude e Desporto, que visitou a Escola EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, no Dia do Estudante, elogiou o programa e disse que este é um bom exemplo para o país.
Edição de 29.03.2017 | Sociedade

A Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Fazendas de Almeirim é pioneira num programa de controlo da obesidade entre os alunos, com aulas de educação física especiais para controlo do peso, a par de acções de sensibilização para um estilo de vida saudável. O projecto desta escola do concelho de Almeirim foi apresentado ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo, que visitou o estabelecimento de ensino na sexta-feira, 24 de Março, durante as comemorações do Dia do Estudante.
O programa PESO é um projecto educativo que se inicia todos os anos lectivos com um rastreio do Índice de Massa Corporal aos alunos. Este ano o rastreio apontou para um índice de 3 por cento (%) dos alunos com obesidade e 20% com excesso de peso. Mas também há alunos com um peso abaixo do que deveriam ter e neste caso são 12% dos estudantes.
A directora do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, Conceição Pereira, explica como funciona o programa. “Os alunos que têm défice de peso são acompanhado em consultas no hospital. Os que têm excesso de peso ou obesidade são acompanhados na escola ao nível da nutrição e ao nível do apoio específico do programa PESO, onde o professor de educação física dá tempos semanais extras para a prática do exercício físico”.
Para complementar esta prática, todos os encarregados de educação dos 33 alunos que estão no programa por excesso de peso e obesidade têm vindo a ser contactados para uma consulta de nutrição na escola. Esta acção visa dar conselhos sobre alimentação e práticas de vida saudáveis. A escola ajuda os alunos a atingirem os objectivos que estes definem e pretendem atingir até ao final do ano.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo, que aproveitou para durante alguns minutos jogar badminton com os alunos, elogiou o programa e a escola, dizendo que é um exemplo para o país. “Este é um belo projecto educativo, com professores empenhadíssimos na escola e só posso registar como um bom exemplo que sai daqui das Fazendas de Almeirim para todo o país”, afirma.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...