uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Olhos d’Água do Alviela recebe 1.º Festival da Biodiversidade

Iniciativa é dedicada ao tema da preservação da biodiversidade e da protecção da natureza

A zona dos Olhos d’Água do Alviela, em Alcanena, vai ser o palco, entre os dias 19 e 22 de Maio, do 1.º Festival da Biodiversidade, integrado na rede nacional de feiras OBSERVA. Trata-se de um festival dedicado ao tema da preservação da biodiversidade, da protecção da natureza, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo de natureza, desportos radicais, energias renováveis, incluindo também a fotografia, o cinema, artes plásticas, a pintura e a ilustração da natureza.
O início do programa está marcado para as 14h30 de sexta-feira, 19 de Maio, no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, com a sessão solene de abertura, que contará com as intervenções da presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos. Segue-se, pelas 16h00, a debate-se “Biodiversidade, Divulgação Científica e Valorização do Território”. Pelas 19h00, terá lugar uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, pelas 21h00, uma Oficina de Danças Tradicionais Europeias, com Ahkorda & Amigos.
No sábado, 20 de Maio, às 10h00, terá lugar um passeio pedestre, durante o qual serão apresentadas as obras elaboradas no âmbito do projecto “Arte Natura”. Pelas 16h00, Luísa Schmidt apresentará o seu livro “Portugal: Ambientes de Mudança”. Pelas 19h00, terá lugar mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, pelas 21h30, música ao vivo com They Must Be Crazy.
No domingo, 21 de Maio, pelas 9h00, começa a BaTT – Maratona de BTT Alcanena – Serras de Aire e Candeeiros. A partir das 15h00 haverá uma tarde cultural com as actuações do Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho, Robustuna Afonsina, Grupo de Cantares e Tradições de Espinheiro e Jogo do Pau de Espinheiro. Pelas 18h00, terá lugar mais uma sessão CINEECO, seguindo-se, pelas 19h00, música ao vivo com Banda d’Ká.
Na segunda-feira, 22 de Maio, o Dia Internacional da Biodiversidade será assinalado com a apresentação do livro infantil “Vida de Morcego”, uma das vertentes do projecto Quiroptário Fora de Portas, com textos da equipa do Centro Ciência Viva do Alviela e ilustração e design de Marta Teives. Segue-se, pelas 11h30, a apresentação do projecto Jardim Mediterrâneo. Pelas 16h00, terá lugar nova sessão CINEECO, estando o encerramento do festival previsto para as 18h00.
Haverá diversas actividades paralelas a decorrer durante os quatro dias do certame, nomeadamente anilhagem de aves, desportos radicais, desportos de natureza, balonismo, insufláveis, exposições e visitas temáticas, actividades de educação ambiental, mercado de produtos regionais e tasquinhas de gastronomia tradicional.

Mais Notícias

    A carregar...