uma parceria com o Jornal Expresso
23/06/2017
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Não deve haver ninguém da Chamusca que queira faltar à grande festa da Ascensão
O MIRANTE falou com jovens sobre o seu amor à terra e com um casal da terra que se ama há 60 anos. Na Chamusca, na Semana da Ascensão poucos falarão sobre a elevação de Jesus Cristo ao céu, quarenta dias após a sua ressurreição. Mas vai seguramente falar-se muito de amizade, convívio, alegria, toiros, petiscos, tradição e música.
Edição de 18.05.2017 | Especial Ascensão

A Festa da Semana da Ascensão na Chamusca é de 20 a 28 de Maio. O dia mais importante é Quinta-Feira de Ascensão, dia 25, porque é feriado municipal no concelho e em vários outros concelhos da região, o que contribui para uma maior presença de público, tanto no espectáculo dessa noite no palco principal, que este ano é com o fadista da terra, João Chora, como na entrada de toiros, durante a manhã, com os animais escoltados por campinos a atravessarem a vila, vindos da entrada sul, até à praça de toiros.
Há naturais da Chamusca que residem noutras zonas do país que tiram férias nesta altura para não faltar à festa que assim se transforma num momento de reencontros e convívio entre amigos e familiares.
Tasquinhas, artesanato, gastronomia, fado, mostra de produtos regionais e muita festa brava também fazem parte das sugestões para estes oito dias de festa. O programa completo está disponível no site do município.
Pelo palco principal, montado junto ao edifício da câmara municipal, vão passar artistas diversos numa tentativa de agradar ao máximo de pessoas sem gastar muito em “cachets” porque apesar do optimismo dos governantes e de notícias de maravilhas económicas em catadupa o dinheiro de cidadãos e de autarquias continua a não esticar.
Áurea actua na primeira noite. No dia 21 sobe ao palco o grupo Átoa. Dia 22 actua a Banda Filarmónica da Carregueira. Dia 23 Fernando Daniel. Dia 24 o algarvio Diogo Piçarra que ganhou um concurso de talentos televisivo em 2012. Dia 25 o fadista João Chora.
Nas três últimas noites actuam os artistas mais conhecidos. Cuca Roseta a 26, Luís Represas a 27 e Jorge Fernando a 28.

Feira Social com diversas iniciativas para todas as idades
A Feira Social promovida pela Rede Social do Concelho da Chamusca, o município e restantes parceiros, vai voltar ao “Jardim do Coreto”, e tem várias propostas tanto para os mais velhos como para os mais novos.
Das várias actividades propostas destaque para a exposição de rodas e bicicletas antigas decoradas que vai estar patente de 20 a 28 de Maio. O espectáculo de variedades “Toca p’ra Diante & Desgarrada Sénior, “interpretado pelo Grupo de Teatro do Clube Viva da Santa Casa da Misericórdia da Golegã e Companhia de Teatro da Chamusca, sobe ao palco do cine-teatro da vila no dia 22 de Maio, às 15h00.
A música não vai faltar e no dia 25 de Maio quem quiser dar um pé de dança pode fazê-lo no baile popular marcado para as 22h00, com o Duo Cláudio e Rita, no Palco do Coreto.
O objectivo desta feira dentro da festa é promover a actividade, as respostas sociais e os projectos dos parceiros da Rede Social, destacando o tema dos idosos e seniores com vista ao envelhecimento activo, com particular destaque das Academias e Universidades Sénior e, ao mesmo tempo, mobilizar os mais jovens, a partir do ensino secundário e/ou universitário, para a causa social dos idosos, seniores e respectivas organizações do sector, freguesia a freguesia através do voluntariado.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...