uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival do Arroz Carolino estreia-se no fim-de-semana em Samora Correia

Festival do Arroz Carolino estreia-se no fim-de-semana em Samora Correia

Gastronomia à base de arroz carolino, exposições, debates, demonstrações de culinária, música de qualidade, teatro e actividades desportivas compõem o menu de uma iniciativa que pretende vir para ficar.

A primeira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas vai dar-se a provar no fim de semana de 19 a 21 de Maio, tendo como palco o Campo da Feira em Samora Correia, concelho de Benavente. O protagonista vai ser o produto gastronómico mais emblemático do concelho que a organização, a cargo do município de Benavente, quer que seja o embaixador de Benavente pelo mundo.
“O arroz carolino é um produto que se diferencia no nosso município e que é de excelente qualidade”, disse o presidente do município de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), durante a apresentação do programa no cine-teatro da vila. O autarca acrescentou que é fundamental dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido com as empresas parceiras, Orivárzea e Benagro, na valorização do arroz carolino.
Carlos Coutinho deixou claro que o certame deste fim-de-semana não é um evento único na missão de valorizar o arroz carolino. “É também um ponto de partida para a afirmação da nossa restauração e temos de destacar o entusiasmo com que os restaurantes têm recebido a nossa proposta. Estamos convictos de que é possível neste bocadinho afirmar na nossa gastronomia o arroz carolino, por tudo aquilo que ele tem e o diferencia”, defendeu.
Durante o festival, que será de entrada gratuita durante os três dias, haverá uma tenda principal, intitulada Praça do Arroz Carolino, onde os visitantes terão a oportunidade de experimentar diversos pratos, mais tradicionais ou mais contemporâneos, que têm o ingrediente que dá nome ao certame como base. Também nessa área principal do circuito da festa poderão assistir a sessões com chefes consagrados que vêm mostrar as suas criações gastronómicas com o arroz carolino em destaque.
Além dos pratos preparados por estes chefs, os visitantes do festival poderão provar as iguarias de quatro dos restaurantes com os quais o município de Benavente estabeleceu uma parceria e que estarão presentes dentro do espaço da festa. Além destes quatro, ainda outros 18 restaurantes do concelho têm parceria com a organização do festival e também estarão a apostar, durante o fim-de-semana, em pratos com arroz carolino.

António Zambujo, The Gift e Virgul
Mas haverá mais para fazer além de comer: exposições e workshops, um seminário sobre a origem e a indústria do arroz carolino, debates, espaços para as crianças, uma corrida no domingo, 21 de Maio, de manhã na rota das Lezírias, passando bem perto dos arrozais, e ainda teatro e concertos de artistas bem conhecidos do público: sexta-feira, 19 de Maio, actua António Zambujo; no sábado, 20, actuam os The Gift; e para encerrar no domingo, 21, actua o Virgul.

Festival do Arroz Carolino estreia-se no fim-de-semana em Samora Correia

Mais Notícias

    A carregar...