uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fátima Afonso vence Prémio Nacional de Ilustração

Fátima Afonso vence Prémio Nacional de Ilustração

A ilustradora Fátima Afonso venceu a 21.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Sonho com Asas”, com texto de Teresa Martinho Marques, editado em 2016 pela Kalandraka. O anúncio foi feito no dia 22 de Junho, pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). O júri disse que “Sonho com Asas” contém imagens de “enorme valor poético e carga metafórica”.
Ao referir que o livro está “repleto de pormenores narrativos que convidam a uma leitura pausada e em profundidade” o júri sublinha ainda que a ilustradora mobiliza uma “paleta em tons pastel que viajam entre o ocre do sol e os azuis do céu e do mar”. “Fátima Afonso recorre a um conjunto de estratégias de composição gráfica que leva o leitor a tirar os sapatos e a ganhar asas para se elevar no universo dos sonhos”, acrescenta o júri.
Nascida em Torres Novas em 1962, Fátima Afonso é licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É ilustradora e professora de Artes Visuais. A partir de 2000 dedicou-se à ilustração de livros para crianças, contando actualmente com mais de 20 livros publicados, de acordo com a biografia disponibilizada pela DGLAB.
Teresa Martinho Marques, a co-autora do livro, é natural de Lisboa mas tem raízes na Chamusca de onde é natural o seu pai, antigo e actual colaborador de O MIRANTE,
Eduardo João Martinho. O MIRANTE publicou na colecção Alma Nova “Das Palavras”, um dos seus melhores livros que mereceu na altura ser incluído no Plano Nacional de Leitura.
Em 2012 Fátima Afonso integrou o grupo de ilustradores que representou Portugal na exposição “Como as Cerejas”, apresentada na Feira do Livro Infantil de Bolonha, quando Portugal foi país-tema. Dois anos mais tarde, o projecto “Sonho com Asas”, que viria a ser publicado como livro, valeu-lhe o 2.º Prémio do VII Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados (e ainda a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como melhor livro de literatura infanto-juvenil 2017).
O prémio é de cinco mil euros, acrescido de uma comparticipação de 1.500 euros destinada a apoiar uma deslocação à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.
* Foto de Eduardo João Martinho no Blogue “Tempo de Recordar”

Fátima Afonso vence Prémio Nacional de Ilustração

Mais Notícias

    A carregar...