uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
(Re)habilitar para cuidar Centro Social Manuel Casalinho Henriques da Bernarda*

(Re)habilitar para cuidar Centro Social Manuel Casalinho Henriques da Bernarda*

Edição de 28.06.2017 | Economia

Honrando a sua missão secular e a sua responsabilidade em servir, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes (SCMP), atenta à dinâmica da população, nomeadamente ao envelhecimento que se vive no concelho de Santarém, onde, segundo o Diagnóstico Social do Concelho (2014/2017), a população residente com 65 e mais anos tem vindo a crescer sistematicamente, procura dinamizar e criar novas respostas sociais de modo a bem servir a comunidade.
Neste contexto, emergem expressões de necessidades sociais, designadamente, na freguesia do Arneiro das Milhariças que apresenta um índice de envelhecimento de 300% (relação existente entre o número de idosos e a população jovem).
Assim, e estando a antiga Escola Primária, localizada no Arneiro das Milhariças, desativada, o Provedor da SCMP, Manuel João Maia Frazão, tem a intenção de promover e desenvolver o Centro Social Manuel Casalinho Henriques da Bernarda naquelas instalações, em parceria com o município de Santarém e a Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, destinando-se a um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Neste sentido, as três entidades enveredarão esforços para a reabilitação do edifício da antiga Escola Primária, tornando-a num espaço que seja útil para a população mais idosa da freguesia.
Esta intenção granjeou mais força com a doação de bens, pertencentes a Manuel Casalinho Henriques da Bernarda, natural do Arneiro das Milhariças, que em reconhecimento pelos bons cuidados que lhe foram prestados, enquanto utente da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, os seus herdeiros a querem fazer.
Desta forma foi, no passado dia 18 de junho, dado o primeiro passo com a assinatura do protocolo de cedência da escola EB 1 do Arneiro, com Ricardo Gonçalves, presidente da câmara Municipal de Santarém, Paulo Guedes, presidente da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, e Manuel João Maia Frazão, Provedor da SCMP.
Para o provedor da SCMP vai-se (re)habilitar para cuidar e o nome diz tudo, requalifica-se o património e criam-se em simultâneo mais serviços de proximidade à população, contribuindo assim para garantir uma maior assistência e qualidade de vida às pessoas. É assim que se difunde a solidariedade e se praticam as obras de Misericórdia!
*Texto da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Pernes

(Re)habilitar para cuidar Centro Social Manuel Casalinho Henriques da Bernarda*

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...