uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Solidariedade em quatro rodas

Solidariedade em quatro rodas

Inspirados pelo padre Tarasse de Samora Correia, o grupo Bimmerclub PT, composto por amantes de carros BMW, organizou um passeio e almoço solidário de angariação de bens alimentares para doar à Cáritas de Samora Correia.

Os membros do grupo Bimmerclub Portugal têm duas coisas em comum: são adeptos de carros da marca BMW e de tunning e também têm vontade de fazer o bem pelos outros. Parece estranho? Aos olhos de muitos parece e é precisamente para lutar contra isso que Ricardo Sá Bica, 33 anos, de Samora Correia, e outros seis amigos de todo o país se juntaram e fundaram o Bimmerclub PT. O primeiro aniversário do clube comemorou-se a 17 de Setembro com um passeio de carro dos membros do clube – em automóveis BMW modificados para ficarem mais ao gosto dos proprietários – e um almoço solidário onde angariaram 60 quilos de alimentos para a Cáritas de Samora Correia.
“Ao início queríamos angariar fundos para ajudarmos instituições ligadas aos animais, porque todos gostamos muito e temos um ou mais animais. Mas em conversa com o padre Tarasse no meu casamento percebi que a Cáritas de Samora Correia precisava de donativos e decidimos que desta vez angariávamos alimentos para eles”, explica Ricardo. Ele é um dos “pais” do clube, cuja ideia surgiu “numa conversa de café” entre ele e outro dos fundadores, John Pereira.
Aos dois amigos juntaram-se Tiago Lopes, Daniel Neves, Sandro Ferreira, Marcelo Matas e Paulo Matos. Alguns conheciam-se pessoalmente e outros conheceram-se através das redes sociais, tendo em comum a paixão pelos automóveis BMW. “Antigamente quase todos tínhamos carros Seat, mas um dos nossos amigos em comum conseguiu passar para um BMW, logo a seguir fui eu e os outros seguiram-se aos poucos e poucos”, conta Ricardo, alertando que não são só os donos de BMW que são bem aceites no seio do clube: “Todos gostamos de carros e motas no geral e quem quiser juntar-se a nós é bem-vindo!”.
Dos membros da direcção, é Ricardo quem tem mais experiência na organização de eventos, por isso cabe-lhe planear as iniciativas solidárias, como foi o caso da que ajudou a Cáritas de Samora Correia. O passeio contou com 23 pessoas, repartidas por nove BMW que foram abençoados pelo padre Tarasse, e no final do dia conseguiram angariar 60 quilos de alimentos. “Ainda é pouco, mas para a próxima tentamos conseguir mais”, deseja Ricardo.
A solidariedade tornou-se uma ponte para quebrar o estereótipo de arruaceiros que se associa aos amantes de tunning e aos que competem em corridas de carros: “No princípio, todas as pessoas que nos ouvem dizer que gostamos de tunning ficam com uma ideia negativa, mas se formos a ver bem a palavra só diz respeito às alterações que se fazem nos carros, não significa que as pessoas tenham de se envolver em problemas ou causar confusão”. Para combater esta imagem, o Bimmerclub PT continuará a promover iniciativas solidárias ao longo do país.

Solidariedade em quatro rodas

Mais Notícias

    A carregar...