uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Arrendamento da Estalagem de Santa Iria em hasta pública

Interessados devem enviar propostas até 10 de Julho para a Câmara de Tomar

A Câmara de Tomar abriu o procedimento em hasta pública com vista ao arrendamento para exploração turística da Estalagem de Santa Iria. O valor base de licitação é de 360 mil euros para um período de 25 anos. Segundo o documento do Programa de Hasta Pública para a Estalagem de Santa Iria, publicado pelo município, cabe ao arrendatário um investimento inicial em obras no valor de cerca de 90 mil euros, compensando com um período de carência de cinco anos. As propostas devem ser feitas até 10 de Julho.
Recorde-se que a Câmara de Tomar despejou o último concessionário do edifício da Estalagem de Santa Iria, situado no Parque do Mouchão (ver edição 22 Fevereiro 2018). O município exigiu ao concessionário da Estalagem de Santa Iria, em Setembro do ano passado, que deixasse o espaço até 5 de Dezembro de 2017. O que não aconteceu, por isso a câmara emitiu um edital a limitar o trânsito automóvel no Mouchão desde 12 de Fevereiro deste ano.
Apenas as viaturas do município ou de emergência estavam autorizadas a aceder ao local, assim como para se proceder a cargas e descargas ou actividades organizadas pela autarquia. Quem não cumprisse a deliberação municipal sujeitava-se a coimas. A intenção era impedir o acesso de clientes e do concessionário à unidade hoteleira. A câmara pediu ainda que fossem cortadas a água e a electricidade ao espaço. As decisões da câmara surtiram efeito e a estalagem foi desocupada.
A Estalagem de Santa Iria tinha um período de concessão de 15 anos que já ia em 25 anos, pelo que a situação não se encontrava legal. O município tentou resolver o problema com o concessionário mas tal não aconteceu, até agora. Em reunião de câmara de Setembro de 2017 a vereadora Sara Costa (PS) explicou que existiam rendas em atraso desde 2007 e que tinha sido dada indicação aos serviços da câmara para notificarem o concessionário acerca da celebração de um contrato de arrendamento em hasta pública e que o actual concessionário teria que deixar o espaço.
A Estalagem de Santa Iria está concessionada pela Câmara de Tomar desde o início dos anos 90 do século passado.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques