
Uma má visão pode levar a maus resultados escolares
“Olhar para écrans digitais durante muito tempo pode levar a uma série de problemas oculares e de visão globalmente chamados Computer Vision Syndrome.”
Um em cada quatro jovens em idade escolar necessita de algum tipo de correção visual. Contudo, alguns jovens podem não se dar conta de que a sua visão não é normal.
Uma má visão pode levar a frustração, a maus resultados escolares ou a problemas de comportamento.
O problema mais frequente na adolescência é a miopia. Devido à preocupação com a aparência alguns adolescentes mais complexados podem não querer usar óculos mas é fundamental que a visão deles seja corrigida. Adolescentes com diabetes e artrite reumatoide juvenil devem ser seguidos com regularidade.
É frequente nesta idade o síndrome da visão ao computador. Olhar para écrans digitais durante muito tempo pode levar a uma série de problemas oculares e de visão globalmente chamados Computer Vision Syndrome. Entre 50% a 80% das pessoas em países desenvolvidos sofrem desta condição visual diariamente.
Os sintomas mais comuns são: vista cansada; dificuldade a focar; visão turva ou desfocada; dores de cabeça e olho seco. Nestas idades há também a Exoforia Tropia que é um estrabismo divergente intermitente, que faz por vezes saltar as linhas na leitura, ocasionando os sintomas referidos, que podem ser minorados com o tratamento de ortóptica.
Pessoas entre os 13 e os 20 anos também estão sujeitas ao aparecimento de Queratocone, doença que provoca a irregularidade da córnea. Na puberdade o Queratocone pode estar associado ao hábito de coçar excessivamente os olhos e muitos adolescentes não dão significado ao aumento da sensibilidade à luz e a uma baixa de acuidade visual, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contacto. Quanto mais cedo diagnosticado, melhor o resultado do tratamento.
Eduardo Lopes
Médico Oftalmologista na Climeco
Director Clinico da Clina Climéco
- Santarém e Almeirim

Mais Notícias
Destaques
