uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Uma má visão pode levar a maus resultados escolares
Eduardo Lopes - Médico Oftalmologista na Climeco - Director Clinico da Clina Climéco - Santarém e Almeirim

Uma má visão pode levar a maus resultados escolares

“Olhar para écrans digitais durante muito tempo pode levar a uma série de problemas oculares e de visão globalmente chamados Computer Vision Syndrome.”

Edição de 05.07.2018 | Especial Ensino

Um em cada quatro jovens em idade escolar necessita de algum tipo de correção visual. Contudo, alguns jovens podem não se dar conta de que a sua visão não é normal.
Uma má visão pode levar a frustração, a maus resultados escolares ou a problemas de comportamento.
O problema mais frequente na adolescência é a miopia. Devido à preocupação com a aparência alguns adolescentes mais complexados podem não querer usar óculos mas é fundamental que a visão deles seja corrigida. Adolescentes com diabetes e artrite reumatoide juvenil devem ser seguidos com regularidade.
É frequente nesta idade o síndrome da visão ao computador. Olhar para écrans digitais durante muito tempo pode levar a uma série de problemas oculares e de visão globalmente chamados Computer Vision Syndrome. Entre 50% a 80% das pessoas em países desenvolvidos sofrem desta condição visual diariamente.
Os sintomas mais comuns são: vista cansada; dificuldade a focar; visão turva ou desfocada; dores de cabeça e olho seco. Nestas idades há também a Exoforia Tropia que é um estrabismo divergente intermitente, que faz por vezes saltar as linhas na leitura, ocasionando os sintomas referidos, que podem ser minorados com o tratamento de ortóptica.
Pessoas entre os 13 e os 20 anos também estão sujeitas ao aparecimento de Queratocone, doença que provoca a irregularidade da córnea. Na puberdade o Queratocone pode estar associado ao hábito de coçar excessivamente os olhos e muitos adolescentes não dão significado ao aumento da sensibilidade à luz e a uma baixa de acuidade visual, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contacto. Quanto mais cedo diagnosticado, melhor o resultado do tratamento.
Eduardo Lopes
Médico Oftalmologista na Climeco
Director Clinico da Clina Climéco
- Santarém e Almeirim

Uma má visão pode levar a maus resultados escolares

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques