uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Maratona Tecnológica do Politécnico de Tomar nos dias 11 e 12 de Maio
foto DR Nuno Madeira elemento da Organização do CityHack 2019

Maratona Tecnológica do Politécnico de Tomar nos dias 11 e 12 de Maio

Podem participar na Maratona todos os alunos de Universidades e Politécnicos que tenham ideias e soluções para melhorar a vivência nas cidades.

O CityHack 2019, uma maratona tecnológica que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as cidades e a melhoria da qualidade de vida, decorre em Tomar, nos dias 11 e 12 de Maio no Complexo da Levada, com a duração de 24 horas.
O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar, é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projecto Hack for Good, inserido no programa Gulbenkian de Coesão e Integração Social.
São convidados a participar todos os cidadãos que sintam poder dar valor acrescentado, através de ideias e soluções, para melhorar a vivência nas cidades. Podem candidatar-se equipas de 3 a 6 elementos, que sejam alunos de Universidades e Institutos Politécnicos, em que pelo menos dois sejam oriundos de áreas tecnológicas. Cada equipa poderá incluir dois elementos que não frequentem o ensino superior.
De acordo com Nuno Madeira, elemento da Organização, no CityHack 2019 é fortemente incentivada a formação de equipas que incluam diversas competências transversais, desde as artes às tecnologias, passando pelas áreas de gestão e de ciências sociais. As inscrições finalizam dia 28 de Abril.
Nuno Madeira refere ainda que a edição de 2019 do CityHack é vocacionada para soluções correspondentes a desafios com impacto social, como o envelhecimento activo, a integração dos refugiados e migrantes nas sociedades de acolhimento, bem-estar das crianças e jovens, pessoas com necessidades especiais e transformação sustentada do mercado de trabalho.
O evento é baseado numa interacção constante com os beneficiários das soluções sendo percorrido um caminho coerente em quatro fases, inspiração, ideação, realização e implementação. Uma abordagem centrada no utilizador é nesta altura um dos princípios básicos da inovação. Pretende-se interagir com o potencial utilizador em todas as fases de desenvolvimento, sendo que para isso é necessário identificar claramente os interessados nas soluções tecnológicas que se pretendem propor.
Nas duas edições anteriores estiveram presentes mais de 150 participantes, divididos em 36 equipas oriundas de 21 instituições de ensino. Na edição deste ano a novidade é a não utilização qualquer tipo de plástico. Para além disso durante os dois dias haverá recolha de equipamento tecnológico obsoleto feita em parceria com uma empresa certificada.
O âmago da organização é constituído por alunos do Mestrado em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Tomar. O CityHack é uma marca registada pelo Instituto Politécnico de Tomar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Mais informações e inscrições em: www.cityhack.ipt.pt.

Maratona Tecnológica do Politécnico de Tomar nos dias 11 e 12 de Maio

Mais Notícias

    A carregar...