Sociedade | 08-01-2017 00:01

ASAE multa Junta de Alhandra por causa de parque infantil sem condições

ASAE multa Junta de Alhandra por causa de parque infantil sem condições
PROBLEMA. Parques infantis da câmara entregues às juntas continuam a sair caro às freguesias

Inspectores da ASAE visitaram vários parques infantis na união de freguesias e num deles passaram uma multa de 22 mil euros para a Junta de Alhandra pagar.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) multou a Junta de Freguesia da União de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz em 22 mil euros por ter detectado desconformidades com a legislação em vigor num dos parques infantis da freguesia. Mas os agentes pediram também documentação sobre outros parques infantis da freguesia e a autarquia não está livre de vir a receber novas multas nas próximas semanas.


A informação é confirmada pelo presidente da junta, Mário Cantiga (CDU), que assegura que o executivo da junta já contestou a multa e que, no limite, será a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a pagar por ser a dona do parque. “Este parque [Adanaia] foi transferido para a junta sem rampas de acesso para deficientes e está localizado demasiado próximo da estrada nacional. É um parque infantil que nem sequer deveria ter existido. Fomos multados mas contestámos e acredito que em última instância será a câmara a pagar”, assegura o autarca. Em alguns casos os parques até já se encontravam encerrados ao público, mas a ASAE considerava que deveriam ser desmantelados.


“Compreendemos mas na delegação de competências apenas nos deram a responsabilidade da manutenção, não somos os donos dos parques infantis e por isso não temos qualquer autoridade para os podermos mandar desmantelar”, explica Mário Cantiga.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE. AQUI

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo