Tribunal deixa ICEP usar frase “Think West”
O ICEP vai poder continuar a assinar a comunicação da marca Portugal Turismo com a expressão “Think West” na sequência da decisão do tribunal, anunciada terça-feira, que negou a acusação de plágio feita pela agência de publicidade BBDO.“O tribunal decidiu negar a pretensão da BBDO de inibir o ICEP de utilizar a expressão “Think West” ou qualquer outra que indicie uma referência promocional de Portugal como país do Ocidente/Oeste”, referiu o instituto público.De acordo com a BBDO, a assinatura, adoptada em Janeiro passado pelo organismo ligado ao turismo, é um plágio à frase central apresentada pela agência num concurso público promovido pelo ICEP em 2002 para desenvolver estratégias de turismo e comércio para o país.A campanha apresentada pela BBDO baseava-se na assinatura “Portugal Europe’s West Coast”, frase que a agência considerou demasiado semelhante à adoptada pela Wolf Olins, a empresa de design contratada pelo ICEP, o que levou a direcção a pedir a suspensão daquela promoção do instituto.No entanto, o tribunal achou que a expressão podia ser utilizada pelo organismo público, já que “não há qualquer semelhança, nem em forma nem em conteúdo” entre as duas assinaturas.“A ideia de associação de Portugal ao Ocidente e ao Atlântico, por oposição ao Sul e ao Mediterrâneo, não tem nada de novo nem de original”, defendeu o ICEP, acrescentando que, “de 1993 a 2000, o ICEP Portugal já utilizava a assinatura ‘Portugal, where the Atlantic meets Europe’ nas suas edições de turismo”.
Mais Notícias
A carregar...