Estado investe menos em publicidade
O investimento do Estado em publicidade caiu quase 91 por cento no ano passado, face a 2002, passando de mais de dois milhões para menos de 184,7 mil euros, revelou o Observatório da Comunicação (Obercom).De acordo com dados do Instituto da Comunicação Social, citados no anuário da comunicação divulgado terça-feira, o valor investido em publicidade institucional manteve uma tendência de quebra abrupta nos últimos dois anos.De 2001 para 2002, a quebra do valor das campanhas do Estado registadas pelo observatório foi de 50,21 por cento, de 4,1 milhões para 2,041 milhões de euros.Em 2000, o primeiro ano para o qual são disponibilizados valores, o investimento estatal em publicidade ascendeu a 3,7 milhões de euros, referente a 128 campanhas. No ano passado, o número de campanhas limitou-se a 20, embora o Obercom refira terem existido algumas campanhas que não foram comunicadas ao Instituto.Apesar da redução dos valores investidos, o ano 2003 apresenta uma distribuição mais equilibrada com a imprensa nacional (26,3 por cento) e as rádios locais (26,8 por cento) a receberem cerca de metade do investimento em publicidade institucional.Embora todos os meios tenham recebido, no ano passado, menos que em 2000, a maior subida relativa foi sentida pelas rádios locais que passaram de 9,9 por cento do total para 26,8 por cento.A distribuição da publicidade institucional pelos meios de comunicação regionais e locais é uma das medidas defendidas pelo Governo na reforma da comunicação social apresentada em Junho passado.
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