uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Compras pela Internet em Portugal aumentaram 50 por cento em 2007

As compras feitas através da Internet em Portugal aumentaram 50 por cento em 2007 em relação ao ano anterior, segundo o Inquérito Nacional de Consumo das Famílias. No ano passado, 52 por cento dos consumidores com mais de 18 anos que responderam ao inquérito da ACXIOM Portugal (14.524 consumidores) referiram ter feito compras através da Internet, enquanto 47 por cento disseram ter feito encomendas ou compras à distância através de catálogos.Estas são algumas das conclusões do Inquérito Nacional de Consumo das Famílias, realizado pela ACXIOM Portugal entre Setembro e Outubro de 2007, em Portugal Continental. Segundo o estudo, a percentagem de consumidores com mais de 18 anos que faz encomendas ou compras através de páginas da Internet é cerca de 16 por cento (no Continente), valor que representa um aumento de cerca de 50 por cento em relação a 2006.A variável Internet foi introduzida no Inquérito Nacional de Consumo em 2004 e, desde então, o seu peso tem sempre aumentado. Em 2005, o aumento foi de 10 por cento relativamente a 2004 (com 3.430 consumidores a referirem utilizar a Internet para fazer compras), tendo em 2006 aumentado também 50 por cento (7.132 consumidores).Este estudo permitiu concluir ainda que são as gerações abaixo dos 50 anos que mais compras fazem na Internet. Dos 14.524 consumidores que utilizaram a ‘web’ para fazer compras em 2007, cerca de 70 por cento têm entre 18 e 45 anos. Já a faixa etária entre os 18 e os 35 anos é responsável por cerca de 40 por cento do número total de vendas pela Internet.Outra das conclusões apuradas neste inquérito é que são as famílias com maior poder de compra que mais compras fazem via Internet, representando as classes sociais com rendimentos mais elevados mais de 50 por cento do número total de consumidores que utiliza a web para este fim.Relativamente a profissões, 58 por cento dos consumidores que compram via Internet são dirigentes/gestores de empresas, quadros médios e superiores, profissionais liberais ou professores.

Mais Notícias

    A carregar...