uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Palestra do Bastonário da Ordem dos Advogados na redacção de O MIRANTE

António Marinho e Pinto vem a Santarém no dia 16 de Setembro realizar uma palestra inspirada no título do seu livro “Um Combate Desigual”

Marinho e Pinto visitará a redacção de O MIRANTE e de seguida falará para uma plateia composta por convidados e todos os jornalistas da redacção de O MIRANTE, assim como restantes profissionais que trabalham no jornal.

António Marinho e Pinto lançou recentemente um livro onde faz um balanço da sua actividade como bastonário da Ordem dos Advogados. António Marinho e Pinto chamou ao seu livro “Um Combate Desigual” e nos vários textos que enchem as cerca de 250 páginas de “Um Combate Desigual” o leitor pode encontrar as ideias e as opiniões que nestes últimos quatro anos fizeram muitas primeiras páginas de jornal e abriram muitos noticiários de televisão. O livro, segundo o seu autor, constitui um testemunho das adversidades que teve de ultrapassar bem como das reformas que conseguiu efectuar contra ventos e marés e também o que pretende realizar num eventual segundo mandato.A parte mais importante deste livro está nos artigos em que António Marinho e Pinto acusa antigos bastonários e candidatos derrotados de o perseguirem, depois da sua vitória nas urnas de forma categórica, e com uma votação como nunca tinha acontecido numa eleição para bastonário. Marinho e Pinto diz no prefácio a “Um Combate Desigual” que o epicentro de todas as campanhas contra ele esteve sempre num núcleo de uma dúzia de pessoas, que cita com todos os nomes e cargos, “que conseguiram mobilizar a parte mais decadente da comunicação social lisboeta” para mediatizarem campanhas que visaram desacreditá-lo publicamente perante o país e os advogados.Recorde-se que António Marinho e Pinto nasceu em 1950, na freguesia de Vila Chã do Marão, concelho de Amarante, e reside em Coimbra há 40 anos. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi advogado, jornalista e professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras de Coimbra onde leccionou as cadeiras de Deontologia do Jornalismo e Noções Fundamentais de Direito na Licenciatura em Jornalismo.Foi preso pela PIDE tendo estado dois meses na prisão de Caxias sem culpa formada. Ao longo do seu percurso profissional foi director regional da Lusa e da antiga ANOP, membro do conselho de redacção do semanário Expresso, membro da direcção do Sindicato dos Jornalistas, entre outros cargos.Enquanto advogado, e antes de ganhar as eleições para bastonário, foi membro do Conselho Geral da Ordem e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Patrono Formador. Do seu vasto currículo destaca-se ainda a sua acção como docente tendo desempenhado funções em várias escolas do país. António Marinho e Pinto vai estar na redacção de O MIRANTE no próximo dia 16 de Setembro, pelas 18h00, para uma visita à redacção e para proferir uma palestra inspirada no título do seu livro que O MIRANTE terá à venda durante a conferência graças à colaboração da editora.

Mais Notícias

    A carregar...