Fátima integra candidatura europeia para promoção internacional de santuários marianos
O concelho de Ourém está a preparar uma candidatura conjunta a fundos da União Europeia para garantir a promoção internacional de uma rota de santuários marianos, disse à Lusa o presidente da câmara e do Turismo de Leiria/Fátima, Paulo Fonseca (PS).O autarca revela que foi assinado recentemente um documento de compromisso em Lourdes com os responsáveis por municípios que possuem santuários marianos na Europa, casos de Ourém - que candidata Fátima - Lourdes (França), Mariazell (Áustria), Czestochowa (Polónia) e Altotting (Alemanha).No início de 2012 os representantes dos cinco municípios vão reunir-se em Fátima para ultimarem a candidatura “que pretende promover o turismo europeu fora da Europa”, informou Paulo Fonseca, admitindo que a aposta pode mesmo passar pela promoção junto de países de minoria católica.O autarca de Ourém admite que países como a Índia, a China e a Indonésia possuem pequenas percentagens da população que professam a religião católica - entre os dois e os dez por cento de crentes. Contudo, lembra a densidade populacional destes países: feitas as contas, estes mercados aparentemente marginais podem significar uma promoção que pode chegar a cerca de 300 milhões de pessoas.“Conseguimos distinguir claramente um turismo indonésio de inspiração católica que vai até Espanha”, ilustra, defendendo ainda que Brasil, Estados Unidos e Rússia são alguns dos países que vão estar na mira da promoção internacional “que tem de ser vista como um contributo e uma mais-valia económica no momento que a Europa e Portugal estão a viver”.Por essa razão, uma iniciativa de âmbito municipal, salienta, vai já marcar presença na 39ª Feira das Américas que está agendada para o Rio de Janeiro, entre 19 e 21 de Outubro, para a qual se esperam 24 mil visitantes em busca de informações ou negócios, com 800 expositores de diferentes segmentos da indústria turística oriundos de 48 países.O presidente do Turismo Leiria-Fátima explica que os cinco milhões de pessoas que visitam Fátima todos os anos também têm que ser olhados “como um produto turístico de grande importância para a Europa e para Portugal”.
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