uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Empresas Comunicação e Marketing

Nenhuma empresa, independentemente da dimensão, deverá descurar a importância que a comunicação e o marketing têm na dinamização e comercialização de produtos e serviços. O marketing e a publicidade são ferramentas essenciais quer na comunicação, quer no planeamento de projetos e até na interação com os clientes e os próprios colaboradores. É natural que uma micro ou pequena empresa não possua muitos meios para investir nessa área, no entanto, hoje em dia a internet facilita aos empresários as ferramentas e técnicas necessárias para a adequação do orçamento disponível à melhor exposição e divulgação de quaisquer marcas, produtos ou serviços. As reduzidas dimensões de uma empresa, com a sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, logo mais ágeis e flexíveis, não são obrigatoriamente uma desvantagem no processo de marketing, muito pelo contrário, são hoje características fundamentais a qualquer organização que se queira competitiva e viável.O marketing é indispensável à continuidade e crescimento de qualquer iniciativa empresarial; também poderá ser visto como a única ferramenta ao dispôr do empresário que o ajudará a traçar o próprio futuro.Actualmente, a internet, incluindo as redes sociais, é utilizada estrategicamente pelas empresas, não só como meio de comunicação com clientes e demais parceiros de negócios, independentemente da sua localização, como garantindo a sua presença no mercado em áreas geográficas mais distantes, através de lojas virtuais, facilitando o acesso aos seus produtos ou serviços, a um custo mais reduzido.Esta terá que ser uma nova abordagem empresarial, tendo em conta o fenómeno da globalização e toda a orientação dos novos mercados. Diria mesmo que “internacionalização”, algo determinante para as empresas nacionais, será impensável sem presença firme na web.Também é necessário acompanhar as tendências, ajustando as estratégias às da concorrência, e é aqui que o recurso à internet se destaca como um meio para o empresário acompanhar a evolução social. A adaptação a estas transformações é o fator que impera na credibilidade de uma empresa, logo é fundamental que existam referências no mundo virtual da mesma, seja com um website ou com anúncios em portais para esse fim. Características como a flexibilidade e agilidade assumem-se fundamentais pois, para que estas adaptações aconteçam em tempo real, toda a estrutura e cultura existentes têm que ter dinâmica própria, independentemente da visão do empresário que nem sempre é muito permeável à mudança. Logo, estas características apresentam-se como os catalisadores da evolução e mudança.Concluo, afirmando com um elevado grau de certeza, que foi a falta de agilidade e flexibilidade que levou à deterioração até ao ponto atual do tecido empresarial português, quando no início deste novo século os gestores e empresários nacionais não se adaptaram em tempo real às novas exigências da globalização, e um dia quando “acordaram”, tudo estava diferente, exceto a sua empresa que estava na mesma, ou seja, estava obsoleta.Paulo Niza Diretor do Centro de Negócios e Empresas (Almeirim)

Mais Notícias

    A carregar...