uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Empresas não existem se não estiverem na Internet

Empresas não existem se não estiverem na Internet

Aposta nas tecnologias é fundamental para a visibilidade do negócio, concluiu-se em worshop sobre marketing territorial realizado em Santarém.

As empresas que não têm uma página na Internet ou não estão nas redes sociais é como se não existissem. Os empresários devem olhar em redor e perceber como podem e devem evoluir o seu negócio na Internet. Há que ser diferente e para isso há que apelar à criatividade. Estas foram algumas das conclusões que saíram do workshop sobre “Marketing Territorial” que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém organizou recentemente em Santarém.Para desenvolver estratégias de Marketing Territorial na região do Ribatejo e do Alentejo, a União das Associações Empresariais da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UAERLVT) e a Nerpor - Associação Empresarial da Região de Portalegre criaram o GeoGo, um “serious game” (jogo sério). O objectivo é associar o desenvolvimento turístico ao desenvolvimento económico das regiões do Ribatejo e Alentejo.O jogo apresenta as empresas como elementos identitários dos territórios e como actores essenciais ao seu desenvolvimento. No início do jogo, o jogador tem de escolher um percurso das regiões do Norte Alentejo ou Ribatejo (ou misto) e de seguida aprender um pouco sobre o mesmo através de informações dadas pelo próprio jogo. Quando o utilizador estiver preparado poderá começar a jogar, respondendo a um conjunto de questões sobre o percurso que escolheu, em diversas vertentes como paisagem, fauna, flora, monumentos pré-manuelinos e monumentos pós-manuelinos, personalidades, gastronomia, festas, tradições, eventos e empresa. O jogo vai estar disponível em breve em versão desktop e android. As empresas que desejarem estar representadas neste jogo apenas têm que atribuir prémios aos utilizadores que concluírem o jogo com sucesso. Carlos Medeiros, da IPI (consulting network), empresa que desenvolveu o Geo Go, afirma que num mundo cada vez mais unificado o importante é ser diferente. “Para isso é necessário possuirmos os instrumentos que os outros procuram”, explicou durante a apresentação do jogo. Margarida Matildes, da mesma empresa, defende que não são precisos grandes meios de publicidade mas sim audácia para fazer marketing territorial original. Carlos Medeiros e Margarida Matildes consideram que os empresários precisam saber o que querem fazer com a sua empresa. Depois devem delinear uma estratégia e partilhá-la com os parceiros de negócios. Exigência e rigor são fundamentais para uma ideia ser bem sucedida. “Hoje em dia o segredo já não é a alma do negócio. Pelo contrário. Quantas mais pessoas souberem das nossas estratégias melhor para o nosso negócio. Todos têm que saber que existimos”, conclui Carlos Medeiros.
Empresas não existem se não estiverem na Internet

Mais Notícias

    A carregar...