uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Francisco Ferreira campeão nacional de duatlo

João Francisco Ferreira campeão nacional de duatlo

Triatleta do Olímpico de Oeiras, natural do Entroncamento, sagrou-se campeão nacional de Duatlo em termos absolutos e no escalão de Sub-23

Abrantes é decisivamente a grande montra do triatlo e duatlo nacional. Anualmente os atletas das duas modalidades participam em provas de nível nacional. No fim-de-semana de 21 e 22 de Junho disputaram-se as provas de apuramento de campeão nas categorias de elite e jovem.

A aposta no Campeonato Nacional de Duatlo em Abrantes, na zona ribeirinha do Aquapolis, antevia uma disputada prova, com percursos de atletismo bem rápidos e sempre com muito público, interligados por um selectivo e técnico percurso de ciclismo, em seis voltas que davam muito espectáculo a quem assistia. As elevadas temperaturas dos últimos dias baixaram e ajudaram a melhores desempenhos dos atletas. Foram cerca de uma centena a percorrer os 10 km de atletismo, 40 km de ciclismo e 5 km de corrida final. João Ferreira vinha de dois bons resultados no Mundial de Duatlo (onde foi 5º), e também do Triatlo de Peniche, onde se sagrou vice-campeão nacional no seu grupo de idade - 20 -24 anos e vice-campeão nacional universitário. Partiu confiante mas conhecedor das dificuldades que o esperavam. Isolou-se logo à partida com outros dois atletas que viriam depois a não conseguir acompanhar o seu ritmo. Mas tendo-se-lhe juntado Bruno Pereira do Sport Lisboa e Benfica. Juntos, chegaram isolados à primeira transição com um grupo perseguidor de oito atletas onde se incluíam bons ciclistas. Os dois atletas avaliaram o entendimento do grupo perseguidor e acabaram por arriscar seguir a solo, num bom entendimento que lhes rendeu uma vantagem de 1m30s, à entrada para os 5 km’s de corrida final.Numa luta até final pela consagração do campeão nacional, tanto no escalão como em termos absolutos, João Ferreira soube gerir muito bem a sua vantagem sobre Bruno Pereira e venceu com alguma vantagem. Os dois atletas fizeram mesmo os melhores parciais de corrida final, muito embora o desgaste acrescido de terem realizado o ciclismo num verdadeiro contra-relógio apenas gerido pela dupla. O pódio ficou completo pelo seu colega de equipa, Marco Costa, a 1m31s.João Ferreira sentia-se visivelmente satisfeito com o seu resultado e afirmava no final: “Foi mais um resultado de que estou num bom caminho e agora é continuar a trabalhar para evoluir. Estou bastante feliz com este título. Apesar de terem sido trinta dias cheios de competições, consegui alcançar três títulos só neste último mês. Quero agradecer a todos os que me têm acompanhado neste percurso”.Alhandra Sporting Club vence nas camadas jovensNas camadas jovens o Alhandra Sporting Club voltou a dominar e está muito perto de se sagrar campeão nacional jovem. Numa prova de que os clubes da região estão a trabalhar muito bem nestes escalões, o Clube de Natação de Torres Novas foi segundo, o FET - Escola de Triatlo de Fátima, terceiro e a Escola de Triatlo de Abrantes quarta classificada.Os vencedores individuais jovens foram: em Benjamins - Femininos, Magda Aleixo, da Escola de Abrantes; Masculinos, Bernardo Galinha, Benfica. Infantis - Femininos, Carolina Campos, Benfica; Masculinos, Duarte Santos, CN Torres Novas. Iniciados - Femininos, Mariana Vargem, C.F. Andorinha; Masculinos, Julian Espinoza, CN Torres Novas. Juvenis - Femininos, Gabriela Ribeiro, Alhandra; Masculinos, Tiago Fonseca, Triatlo de Almada.
João Francisco Ferreira campeão nacional de duatlo

Mais Notícias

    A carregar...